Boletim do Fórum Brasileiro de Economia Solidária

número 9 – segunda quinzena de julho de 2005

Como se inscrever/desinscrever

Para passar a receber quinzenalmente este boletim ou para se desinscrever, vá para a seguinte página: www.fbes.org.br/maladireta.

Apresentação

Olá!

A situação que estamos vendo na TV, jornais e revistas, com toda esta crise da política partidária eleitoral, repetidamente atinge a muit@s de nós como uma decepção, um desânimo, certo descrédito em qualquer possibilidade de mudanças.

Mas precisamos ter clareza que o que é focalizado pela mídia reflete apenas uma parte do mundo em que vivemos. Há tantas outras coisas acontecendo: movimentos se organizando, se fortalecendo, buscando a invenção criativa de alternativas que tragam perspectivas para este nosso tão sofrido país e mundo. Gestos solidários, teias de construção, a vivência de um mundo diferente possível, o cuidado vivido e sentido…

Sim, coisas escabrosas ocorrem nas altas esferas de dinheiro e poder, tanto em nosso país quanto em outros. Ao mesmo tempo, essa decepção tem que servir para que fortaleçamos nossas ações, e paremos de acreditar na “salvação milagrosa” de uma única pessoa ou um único partido político iluminados. É de cada bairro, de cada empreendimento solidário, de cada rede, de cada cidade que devem surgir articulações, mobilização, participação direta nas decisões, fiscalização social das ações dos políticos.

Sai mais um boletim do FBES, em que procuramos apresentar o que ocorre por aí, neste mundão que é nosso país… com outro olhar, diverso da grande mídia. Há muitas coisas interessantes, destacando-se os artigos ao final.

Boa leitura, e, como disse o ex-bispo Pedro Casaldáliga: “Que agora a esperança vença a decepção”! Sigamos em frente!

Notícias da Economia Solidária

» Visita ao Fórum de Economia Solidária do Estado Acre

Autora: Deuzani Cândido Noleto (deuzani@fbes.org.br)

Nos dias 27 e 28 de julho de 2005 aconteceu o II Seminário de Economia Solidária do Acre em Rio Branco – AC. No dia 28 foi criado o Fórum de Economia Solidária do Estado do Acre, com a presença de representantes dos seguintes Empreendimentos Solidários: Jóias da Floresta, Grupo de Mulheres do Tucumã, Associação de Serviços e Produtos Estrela da Terra – ASPET, Arte e Semente da Mata, Coopere, Grupo Pacha Mana Naua, Grupo AMA, entre outros. Também havia representantes de Entidades de Assessoria: Central de Movimentos Populares, Escola Chico Mendes, Pastoral Fé e Vida, ADS/Cut, Talher. E representantes de Gestores Públicos: Prefeitura de Rio Branco, do Governo Estadual e da Delegacia Regional do Trabalho – DRT.

Na ocasião foi apresentada a Carta de Princípios e Plataforma da Economia Solidária pela Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, que compareceu ao evento representando o FBES. Também foi criado um Grupo de Trabalho com representantes de todos os segmentos presentes, para organizar um nova reunião, ocasião em que será aprovada uma estrutura de funcionamento do recém criado Fórum e eleitos seus representantes. Parabéns a todas e todos integrantes do movimento de Economia Solidária do Estado do Acre que possibilitou mais esta vitória à Economia Solidária.

» Programa Nacional de Fomento às Feiras de Economia Solidária no Brasil

Autora: Shirlei Almeida – IMS (ssilva@ubee-marista.com.br ou (61)3224-1100)

Cara gente, agora é real, o convênio entre a Fundação Banco do Brasil (FBB), Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE) e o Instituo Marista de Solidariedade (IMS) foi assinado, e estamos dando início à orquestração deste programa.

As feiras solidárias, como lugar privilegiado para o encontro, a conversa, a troca, a busca daquilo que nos alimenta o corpo e a alma, são um lugar onde uma outra economia pode e deve acontecer. Elas são importante estratégia de comercialização, espaço de trocas solidárias, de venda direta e de rodada de negócios, que permitem por um lado viabilizar os produtos comercializados da economia solidária como também resgatar a relação de cuidado entre os empreendimentos e os consumidores, buscando conseqüentemente favorecer a fidelidade do consumo dos produtos e serviços de origem solidária e também da produção familiar e agro-ecológica.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=492&Itemid=1

» Notícias diárias na página do FBES!

Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Agora é possível ter acesso às últimas notícias, fresquinhas, de várias fontes na página do FBES, todas em português (exceto a BBC, que está em espanhol)! É só clicar em “Notícias da mídia” no menu principal na página www.fbes.org.br .

No momento estão disponíveis as últimas notícias das seguintes fontes: BBC Mundo – América Latina; Folha Online; Estadão; Centro de Mídia Independente; Agência de Angola; LusoBrasil; EuroNews; Gazeta Mercantil; UOL; Câmara dos Deputados; Observatório Social – Conexão Sindical e EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais.

DICA: coloque esta página como sendo a sua página inicial do seu navegador de internet. É só ir ao menu “preferências da internet” do navegador e copiar o endereço abaixo para ser sua página inicial: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=490

Atenção entidades e empreendimentos: Se vocês têm página internet, suas últimas notícias também podem ficar automaticamente disponíveis na nossa página! É só disponibilizar em RSS. qualquer dúvida de como fazer isso, entrem em contato conosco. Seria um primeiro passo para construirmos uma rede de informações da Economia Solidária!

» Reunião da Comissão de Formação da Economia Solidária

Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Reuniu-se no dia 15 de julho a Comissão de Formação, composta por membros do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e da Secretaria Nacional de Economia Solidária. Do debate foi decidido que se realizará uma Oficina de Formação da Economia Solidária em outubro deste ano.

A meta é constituir uma rede de formadores em Economia Solidária e construir uma política de formação, configurando-se a oficina em um espaço de troca de experiências com enfoque metodológico. A oficina deve contar com 60 pessoas, e ter duração de dois dias. Esta deve ser a primeira de três oficinas, sendo que as duas outras estão previstas para serem realizadas em 2006.

É importante que Fóruns Estaduais com acúmulos na área de formação ou com conhecimento de entidades e grupos que tenham este acúmulo entrem em contato com a secretaria executiva do FBES para partilhar informações que subsidiem a preparação da oficina.

» 1º Festival de Economia Popular e Solidária do Pajeú

Fonte: Jornal local de Pernambuco

No elo do Sertão do Pajeú, entre os dias 3 e 5 de junho, foi realizado o I Festival de Economia Popular e Solidária (Fórum de EPS) do Pajeúm organizado junto à III Semana do Meio Ambiente. Esse festival, já promovido no Recife, em 2003 e 2004, é uma das ações executadas pelo Fórum de EPS de Pernambuco. No evento do Pajeú, o Fórum recebeu o apoio da SENAES, do sebrae, da Fundação Banco do Brasil,do Projeto Dom Hélder Câmara, da Casa da Mulher do Nordeste, da Diaconia e da Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=488&Itemid=1

» Notícias da Rede Ecológica / RJ

Fonte: Miriam Langenbach e Maira Teles (redeecologica@yahoo.com.br)

Dois novos bairros estão se organizando para a formação de novos núcleos da Rede Ecológica: Copacabana e Jacarepaguá. Atualmente a Rede é formada por 4 núcleos (Humaitá, Santa Teresa, Tijuca e Urca), com compras coletivas semanais. Copacabana e Jacarepaguá iniciaram neste mês de julho compras coletivas mensais. Em Jacarepaguá a iniciativa é da Associação dos Amigos do Bosque da Freguesia e em Copacabana, quem disponibilizou o espaço foi a creche “Mamãe, posso ir?”.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=495&Itemid=1

» Fórum mundial de Turismo

Fonte: Secretaria do FCP (secretaria.fcp@capina.org.br)

Autor: Ary Moraes (rhguarilha@uol.com.br)

Caríssimos compas do movimento de economia solidária: Estamos na comissão de interlocução do FCP/RJ e a equipe gestora do Fórum Mundial de Turismo, com a tarefa de articular e informar a tod@s militantes do movimento da Economia Solidária sobre a construção deste evento. Sendo assim, elaboramos um plano básico das demandas de produtos e serviços elaborado pela Secretaria Executiva do Fórum Mundial de Turismo, para que o conjunto da Economia Solidária no país possa dar conta desta tarefa. Informamos que aqui no RJ os empreendimentos estão organizados nas seguintes comissões para atender a estas demandas: artesanato, alimentação/agricultura, serviços, coleta seletiva/reciclagem, confecção e interlocução/infra-estrutura.

No próximo dia 15/08, estaremos realizando um Seminário do conjunto da Economia Solidária e a Secretaria Executiva do Fórum Mundial de Turismo, das 9h00 as 17h00 no auditório do Sindicato dos Químicos do Estado do RJ, situado na rua Andrade Figueira nº 206 – Madureira – Rio/RJ, a fim de fecharmos os últimos acordos de fornecimento de produtos e serviços e participação nos debates. Convidamos a tod@s os comp@s para estarem presentes.

» Incubadora promove oficinas de Economia Solidária na região / RS

Fonte: Incubadora de Economia Solidaria (incubadora@unijui.tche.br)

A Incubadora de Economia Solidária da UNIJUÍ, que está operacionalizando o mapeamento de Empreendimentos Econômicos Solidários nas regiões Alto Jacuí, Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste a Missões, realizará no mês de agosto 4 oficinas, para discutir Princípios da Economia Solidária. Estas oficinas são direcionadas para os mais de 275 empreendimentos visitados pela Equipe de mapeamento da Incubadora e incluídos nos Sistema Nacional de Informações de Economia Solidária, através do convênio entre a UNIJUÍ e a Secretária Nacional de Economia Solidária (SENAES), financiado pela Fundação Banco do Brasil.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=497&Itemid=1

» Parecer sobre filiação à OCB – Portaria 939

Eduardo Faria Silva e José Antônio Peres Gediel

Colegas: Produzimos o parecer sobre o conteúdo da Portaria nº 939, de 28 de junho de 2005, editada pelo Ministério do Planejamento, que obrigava as cooperativas a se registrarem na OCB. O material foi produzido a partir de pedido formulado pela Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e pela Confederaão das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil – CONCRAB.

Para obter o parecer, escreva para forum@fbes.org.br

Notícias Gerais

» Cooperativa de catadores firma convênio com Ministério das Cidades

Fonte: Cáritas Notícias (www.caritasbrasileira.org)

Desde outubro de 2004 a Cooperativa de Reciclagem de Lixo (Cooper-Recicla) de Formosa (GO) vem batalhando junto ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal (CEF) uma proposta para atender a demanda habitacional dos/as catadores/as de Formosa. Na manhã do dia 18 de julho, cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia em que foi assinado o convênio de crédito solidário entre o Ministério das Cidades e a Cooper-Recicla.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=499&Itemid=1

» Pauta de reivindicações do FNRU para audiência com o Presidente

Fonte: Forum Nacional de Reforma Urbana

No âmbito da gestão democrática e participativa das cidades

1. A continuidade do debate sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e do processo de conferências municipais, regionais, estaduais e nacional que vem sendo coordenado pelo Ministério das Cidades.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=500&Itemid=1

» Protestos de movimentos sociais marcam Dia do Trabalhador Rural

Fonte: Adital Notícias (www.adital.com.br)

No Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural no Brasil, comemorado no dia 25 de julho, a Coordenação dos Movimentos Socias (CMS), que congrega mais de 50 entidades no País, realizou uma mobilização nacional para reivindicar mudanças na política econômica e agrária do governo. Em alguns Estados, o protesto serviu para que os manifestantes condenassem os casos de corrupção que estão sendo denunciados no governo. Na pauta também estiveram reivinidicações na área econômica, como redução de juros, suspensão do pagamento do superávit, com aplicação dos recursos em políticas públicas, a redução da taxa Selic para 2,5%.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=501&Itemid=1

» Emprego formal cresce pelo sexto mês consecutivo

Fonte: Em questão (emquestao@secom.planalto.gov.br)

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que o nível de emprego formal no país cresce pelo sexto mês consecutivo. O balanço mensal, divulgado esta semana, mostra que em junho foram abertos 195.536 postos de trabalho com carteira assinada, o segundo melhor registrado para o mês desde 1992 quando a série histórica do Caged foi criada. No total acumulado do ano são 966.303 empregos criados. Já nos últimos 12 meses são 1,45 milhão de novos postos de trabalho. O bom desempenho da economia com a queda da inflação e o aumento da demanda interna tem mantido os números positivos do emprego no país.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=502&Itemid=1

» A Crise da República – Manifesto dos Economistas por uma Nova Política Econômica

Fonte: Frei Sérgio (frei.sergio@al.rs.gov.br)

Todos afirmam que a República está em crise. Nós também consideramos que a crise é profunda. Mas sobre qual crise falamos? Nós acreditamos que a Nova República, nascida sobre os escombros da ditadura em 1985 prometendo um país melhor, finalmente sucumbiu diante dos interesses das classes dominantes no país, e morreu. A crise atual – política, econômica, social e ética – somente pode ser resolvida se os pilares do acordo que sustentou a transição da ditadura para a democracia, e que foram protegidos e alimentados por todos os governos posteriores a ela até o momento, forem substituídos por um programa que atenda as demandas mais sentidas da população e resgatem a soberania nacional e popular que toda República digna de este nome deve possuir.

A estratégia econômica, que elegeu o combate à inflação como principal objetivo político, fracassou por completo e está esgotada, não obstante ainda tenha muitos defensores dentro e fora do governo. Após inúmeros planos, o povo está mais pobre: o Brasil não é o país do mundo com maior concentração de renda, porque um país africano nos supera (Serra Leoa). Somente no ano passado, o número de milionários – pessoas com ativos superiores a U$ 1 milhão de dólares – cresceu 7%; atualmente, quase 100 mil pessoas controlam 50% da riqueza do país.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=503&Itemid=1

» Fundo Nacional de Solidariedade Ecumênico

Fonte: Eliel (eliel@cese.org.br)

“Solidariedade e Paz” é o tema da campanha da fraternidade 2005, com o lema: “Felizes os que promovem a Paz”. A campanha ecumênica está sendo realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). É a segunda vez que a as igrejas cristãs do país unidas com a CNBB realizam a campanha. A primeira foi no ano 2000. Os recursos coletados serão destinados a projetos de educação pela paz, defesa da cidadania e dos direitos humanos e em defesa das vítimas da violência e da exclusão social. Para viabilizar o uso destes recursos foi criado o Fundo Nacional de Solidariedade Ecumênico, que será administrado por Cáritas Brasileira e CESE, e se incumbirão da análise e recomendações sobre os projetos apresentados, cuja aprovação estará a cargo de um Conselho Gestor ecumênico.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=504&Itemid=1

» Índios recebem capacitação em manejo de solos e bancos de sementes

Fonte: Cáritas Notícias (www.caritasbrasileira.org)

Cinqüenta e duas famílias indígenas da etnia Kalankó, que vivem no município de Água Branca (AL), participam da capacitação em manejo de solos e formação de bancos comunitários de sementes no dia 22 de julho, sexta-feira. A iniciativa é do Programa Convivência com o Semi-Árido (PCSA) do Regional da Cáritas NE 2 por meio do projeto “Centros Irradiadores de Manejo da Agrobiodiversidade” (Cimas), desenvolvido em parceria com o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA).

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=505&Itemid=1

» Telejornal da Rede Globo responsabiliza cidadãos por mazelas políticas

Fonte: Notícias ComCiência (www.comciencia.br)

“A mídia está incutindo uma idéia extremamente perigosa: de que somos culpados pelo estado atual de nossa política”, alerta a cientista política Vera Chaia. A pesquisadora, que é integrante do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, analisou o jornalismo comunitário praticado pelo telejornal SP-TV da Rede Globo. Essa linha editorial, que amplia a cobertura dos problemas da cidade e dá voz ao cidadão comum, foi adotada desde 1998 pela Rede Globo por despertar muito interesse na população, aumentando os níveis de audiência. Para Chaia, esse tipo de jornalismo induz o telespectador a pensar que está participando ativamente da vida política, mas transforma os cidadãos em consumidores, responsabiliza os eleitores pelo estado atual da política e reduz o exercício da cidadania ao voto e fiscalização.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=506&Itemid=1

» TV Sul estréia dia 24 de julho

Fonte: Agência Adital (www.adital.com.br)

A TV Sul, com sede em Caracas, iniciou suas transmissões experimentais a partir do dia 24 de julho. A instalação da rede de televisão tem o apoio dos governos de Hugo Chávez (Venezuela) e Néstor Kirchner (Argentina), além de Uruguai e Cuba. De acordo com comunicado do diretor da emissora, Beto Almeida, em que define a linha editorial da Telesur, a emissora difundirá em sua programação a luta pelas transformações sociais, com a democratização da comunicação e com a integração latino-americana.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=507&Itemid=1

» Índios produzem programa

Fonte: Agência Brasil / Bianca Paiva

Estreou no dia 26 de julho, às 21 horas, a TV Indígena, no canal 21, da Mais TV – acessada por assinatura. O programa, produzido por índios, resulta de uma parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da Fundação Raoni e da ONG União Planetária. Segundo o antropólogo e consultor da Fundação Raoni, José Borges, conhecido como Cabelo de Milho, o objetivo do programa é tornar as culturas indígenas cada vez mais públicas para a sociedade. “Esse é um pensamento do cacique Raoni Mentuktire. Ele acredita que o índio deve ocupar essa geografia virtual imensa em que a humanidade entrou. Mas não no sentido político, da imprensa ou da educação pedagógica, mas no sentido de mostrar à sociedade o quanto, dentro dela, existe a presença da cultura indígena. Essa é uma coisa que só pode ser feita por eles mesmos”, afirma.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=508&Itemid=1

» Instituições assinam o projeto Integra Maré

Fonte: Fatima Prado – Ação Comunitária <fatima@acaocomunitaria.org.br>

No dia 29 de julho, a Ação Comunitária do Brasil/RJ (ACB/RJ) participou da assinatura do projeto Integra Maré. Desenvolvido pelo SEBRAE/RJ em parceria com diversas instituições presentes no Complexo de Favelas da Maré, o programa pretende fortalecer os grupos produtivos da região, visando a geração de renda de forma sustentável. A meta final é identificar o público-alvo e aumentar o número de moradores ocupados em grupos produtivos. O Integra Maré funcionará como projeto piloto até dezembro de 2007, atendendo as comunidades de Timbau, Nova Holanda Vila do João, Parque Maré, Pinheiros, Nova Maré e Baixa do Sapateiro. Fazem parte do projeto as instituições: Maré Cheia, Sesi/Senai, AMMT, Associação de Moradores do Morro do Timabau, Funlar, Cáritas, CEASM, Vivario, Vila Olímpica da Maré, Lamsa, Vivacred, Refinaria de Manguinhos e Associação Comercial da Maré.

Mais informações: Marlon de Andrade ((21)8133-9436 / 2253-6443)

» Justiça suspende cobrança da assinatura básica em todo o país

Fonte: PATRÍCIA ZIMMERMANN, da Folha Online

A Justiça Federal de Brasília suspendeu hoje, por meio de liminar, a cobrança da assinatura básica mensal da telefonia fixa. A assinatura básica –que custa hoje cerca de R$ 40– é cobrada mensalmente nas contas de telefone. A decisão vale para todas as concessionárias de telefonia fixa que operam o serviço local: Telefônica, Telemar, Brasil Telecom, Sercomtel e CTBC Telecom.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=510&Itemid=1

» Comissão deflagra campanha pelo “sim” no referendo popular de outubro

Fonte: Cáritas Notícias (www.caritasbrasileira.org)

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados iniciou nesta semana o planejamento da campanha pelo fim do comércio de armas e munição no País. No dia 23 de outubro, todos os eleitores deverão votar no referendo popular respondendo à pergunta: “O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?”. Para persuadir os eleitores a votarem “sim”, a comissão se reuniu com representantes do Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos para traçar estratégias de sensibilização do eleitorado. Caio Varella, secretário-executivo do Fórum, explica que duas videoconferências de mobilização da campanha pelo “sim” serão realizadas nos meses de agosto e setembro com os parlamentares envolvidos com a área de direitos humanos, as comissões de direitos humanos estaduais e representantes da sociedade civil. “Em setembro, vamos preparar um decálogo dizendo por que votar ?sim? no referendo”, afirmou Varella. De acordo com o calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, a propaganda sobre o referendo começa no dia 1º de agosto e termina no dia 20 de outubro.

» Colombiano é eleito para o BID

Fonte: Adital Notícias (www.adital.com.br)

O atual embaixador da Colômbia nos Estados Unidos, Luis Alberto Moreno, foi eleito, durante a reunião dos governadores do banco, em Washington, para presidir o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Moreno é o quarto presidente da história da entidade, cargo que ocupará por cinco anos. Moreno derrotou o atual vice-presidente do BID, o brasileiro João Sayad; o ministro da Economia do Peru, Pedro Pablo Kuzcynski; o ex-titular venezuelano de Fazenda, José Alejandro Rojas; y o Presidente do Banco Central de Nicarágua, Mario Alonso.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=512&Itemid=1

» Marcha Nacional da Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade

Fonte: Paulo Henrique de Morais (paulosolidario@yahoo.com.br)

A Marcha Nacional da Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade, uma iniciativa dos movimentos sociais urbanos, de âmbito nacional: CONAM – Confederação Nacional de Associações de Moradores, MNLM – Movimento Nacional de Luta pela Moradia, UNMP – União Nacional por Moradia Popular e CMP – Central de Movimentos Populares, do Fórum Nacional de Reforma Urbana e da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, vem sendo discutida e construída desde o início deste ano pelos movimentos e fóruns de reforma urbana de todo país e tem como objetivo sensibilizar o governo brasileiro e a sociedade para as profundas desigualdades sociais existentes nas cidades, especialmente, para a falta de moradia digna e saneamento ambiental.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=513&Itemid=1

» Pequenas empresas investiram mais em inovação

Fonte: Notícias ComCiência (www.comciencia.br)

Os índices de inovação das indústrias instaladas no Brasil parecem indicar uma mudança na chamada cultura empreendedora do país. Pelo menos é o que se pode observar no perfil das empresas que ampliaram investimentos em inovação em 4,5%, entre 2001-2003, em comparação a 1998-2000: as pequenas empresas, ou seja, aquelas que empregam de 10 a 49 pessoas. O que indica essa mudança são os resultados da última Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec), do IBGE. Divulgada recentemente, a Pintec 2003 apresentou um aumento na taxa de inovação de 31,5% para 33,3%. Entre as grandes empresas, com mais de 500 funcionários, o aumento foi pouco significativo e entre as demais, de 50 a 499 funcionários, a taxa chegou a diminuir.

Qual seria a explicação para esse aumento dos investimentos de pequenas empresas em inovação? Ruy Quadros, professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências, da Unicamp, acredita na hipótese de que a participação em cadeias produtivas esteja impulsionando as pequenas empresas a se modernizarem, a fazerem um upgrade de seus processos produtivos com mais intensidade. “O aumento da competitividade do mercado pode ter um efeito na ponta da cadeia produtiva, que era a mais atrasada. O fato de grande parte dessas pequenas empresas ser fornecedora das grandes, e estas cobrarem mais avanços nos produtos, pode ter levado a esse resultado”, avalia Quadros.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=514&Itemid=1

Aconteceu

» Atividades do NEPS em Vitória da Conquista/BA

Fonte: Ester Andrade Elias (esterandradeelias@hotmail.com ou (77)3424-8580 / 8578)

O Núcleo de Economia Popular Solidária – NEPS, realizou a Iª Feira de Inverno de Vitória da Conquista nos dias 29, 30, 31 de julho de 2005, na Praça Guadalajara em frente a Escola Normal, com: Comidas e Bebidas típicas, Vinho quente, Caldos, Chocolate quente, Artesanato, Trico, Bijouterias, Crochê, Música ao Vivo, Mostra de Cinema, Serviços Médicos e Artes plasticas. Também tivemos oficinas e brinquedos.

Agenda do FBES

» I Assembléia do FAES / AL

Fonte: Gedalva Queiroz (ggqueirozb@hotmail.com ou (82)3223-3290)

Caros Companheiros, o Fórum Alagoano de Economia Solidária de Alagoas – FAES, tem o prazer de convidar a tod@s para participar da Assembléia Estadual de Economia Solidária a realizar-se no dia 19/08/05 às 9h no auditório da DRT/Maceió – AL.

» I Seminário de Economia Solidária – Sociedade e Universidade

Fonte: Virginia Lucena (virginia_lucena@yahoo.com.br)

A Incubadora de Empreendimentos Solidários – IESOL, Vinculada ao Núcleo Local da Unitrabalho/UFAL, tem o prazer de convidá-lo para o I Seminário de Economia Solidária – Sociedade e Universidade. e a Inauguração das Instalações da Incubadora de Empreendimentos Solidários da UFAL-IESOL. A realizar-se no dia 15 de Agosto de 2005, no Auditório do Centro de Educação – CEDU da Universidade Federal de Alagoas, no horário das 08:30 às 17:00 horas.

» Reunião do Conselho Interlocutor do FBES

Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Nos dias 24 a 26 de agosto deste ano se reunirá em Brasília o Conselho Interlocutor do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Dentre os temas a serem debatidos destacam-se reflexões a respeito do movimento de economia solidária no contexto atual brasileiro, as estratégias do FBES até a Conferência Nacional de Economia Solidária, prevista para 2006, tais como: fundo da economia solidária; Conselho Nacional; mobilização; articulação com outros movimentos sociais; plano nacional – incluindo os planos dos fóruns estaduais de ES; anteprojeto de lei de regulamentação das cooperativas de trabalho, entre outras.

» Lançamento de Programa de Feiras, Apresentação da Logomarca e Comemoração dos 2 anos do FBES

No dia 25 de agosto está prevista uma cerimônia, em Brasília, de lançamento do Programa Nacional de Fomento às Feiras Estaduais de Economia Solidária; de apresentação da logomarca da campanha (já anunciada em junho deste ano no boletim número 7) e a comemoração dos 2 anos do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Aguarde o próximo boletim para maiores detalhes a respeito…

» Centros Públicos de ES – novas datas

Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Atenção: A SENAES prorrogou as datas relativas aos Centros Públicos:

Apresentação de projetos –> até 31 de julho (já foi)

Divulgação da lista de projetos pré selecionados –> até 20 de agosto

Audiências Públicas com os projetos pré-selecionados –> até 16 de setembro

Divulgação da listagem dos projetos aprovados –> até 30 de setembro

Agenda geral

» 1º Seminário Acadêmico PROCOAS

Fonte: Vanessa Brito (incoop@power.ufscar.br)

1º SEMINÁRIO ACADÊMICO PROCOAS – Comitê Acadêmico sobre Processos Cooperativos e Iniciativas Econômicas Associativas

Data: 17 e 18 e agosto de 2005

Local: Universidade Federal de São Carlos

Organização: Incubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP/UFSCar)

Informações: (16) 3351-8701 ou incoop@power.ufscar.br

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=521&Itemid=1

» Encontro por uma Nova Cultura de Água acontece em Fortaleza

Fonte: Cáritas Notícias (www.caritasbrasileira.org)

Em todo o mundo, mais de 1,3 bilhão de pessoas não tem acesso à água potável e, a cada sete segundos, morre uma pessoa por causa disso. Na América Latina, que conta com a segunda maior reserva de água doce do mundo, 70 milhões vivem sem acesso à água potável. A gestão da água será tema do Encontro por uma Nova Cultura da Água na América Latina, que vai ocorrer em Fortaleza (CE) de 5 a 9 de dezembro de 2005. O evento pretende promover a aproximação entre os movimentos sociais e a comunidade científico-acadêmica, incentivando um debate amplo sobre os problemas na gestão da água e os serviços públicos de água e saneamento na América Latina, visando a busca de soluções a partir de experiências bem-sucedidas.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=522&Itemid=1

» II Encontro Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Rural: “Rumo à Transição Agroecológica”

Caros amigos: convidamos a todos para o II Encontro Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável que acontecerá nos dias 10 a 13 de agosto em Botucatu e para a III Feira de Produtos Artesanais e Cultura Popular que acontece paralelamente ao evento. Na programação teremos grandes nomes como Eduardo Sevilla Guzmán, Sebastião Pinheiro, Ana Primavese, Francisco Roberto Caporal, entre outros.

Confira a programação no nosso site www.mutuando.org.br ou envie um email para encontro@mutuando.org.br .

» V Colóquio Internacional Paulo Freire

Fonte: Secretaria Executiva do Fórum Mundial de Educação (lina@paulofreire.org)

Em 19 a 22 de setembro de 2005, o Centro realizará, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil, o V Colóquio Internacional Paulo Freire, com o objetivo de ampliar o diálogo alimentado nos Colóquios anteriores. Desta vez, em torno da temática Paulo Freire: Desafios a Sociedade Multicultural. cpfreire@paulofreire.org.brwww.ead.ufpb.br/vcoloquio.

Oportunidades

» Edital de contratação

Fonte: Movimento do Graal no Brasil (graalbrasil@graalbrasil.org.br)

O MOVIMENTO DO GRAAL NO BRASIL,através do projeto Centro da mulher abre processo para seleção de um(a) assessor(a) a Empreendimentos Econômicos Solidários.

Requisitos Essenciais:

· Conhecimento em Economia Solidária;

· Experiência de trabalho em rede;

· Desenvoltura para o trabalho com grupos populares;

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=525&Itemid=1

» Programa seleciona consultores para desenvolver projeto em assentamentos

Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Está aberto o processo de seleção de consultores para elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional do Programa de Consolidação e Recuperação de Assentamentos da Reforma Agrária (PAC), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Sul. O edital de seleção foi publicado em jornais de circulação estadual (Rio Grande do Sul) e nacional no dia 24 de julho, e também já está disponível no site do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) – www.iica.org.br .

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=526&Itemid=1

» III CBAgroecologia – Estandes e Espaços

Fonte: Comissão de Infra-estrutura do CBAgroecologia (geral@agroecologia2005.ufsc.br)

Informamos que dentro da programação do III CBAgroecologia estão previstos estandes de 9m2 (3X3m) para expositores (entidades patrocinadoras do eventos e/ou empresas interessadas de produtos e serviços agroecológicos), no saguão em frente ao auditório principal. Aqueles que se interessarem na aquisição desse espaço e/ou quiserem maiores informações a respeito, favor consultar o site (www.agroecologia2005.ufsc.br) do nosso congresso ou entrar em contato conosco, através do telefone (48) 239-5605 ou infraestrutura@agroecologia2005.ufsc.br.

Informamos também que estamos abrindo inscrições para associações agroecológicas de agricultores familiares que pretendem apresentar ou vender produtos no evento. Haverá espaço em frente à Reitoria da UFSC, sob uma grande tenda, sem infraestrutura, onde terá lugares pré-determinados para os grupos interessados (a princípio gratuito). Caso a Comissão Organizadora tenha dificuldade em captação de recursos, dividirá o aluguel da tenda com os grupos). Os interessados deverão se inscrever no Congresso e fazer a inscrição do espaço com Maria Vieira, fone: 239-5605/239-5533, e-mail: mariav@epagri.rct-sc.br.

» Concurso Economia Social e Solidária – mudança de prazos

Fonte: José Luis Coraggio – RILESS (riless@ungs.edu.ar)

Estimados amigos: Hemos recibido varios pedidos de extensión del plazo de presentación de los resúmenes para el concurso “Casos demostrativos de las posibilidades de desarrollo de una economía solidaria en América Latina”, dado que hay que definir los casos y otras condiciones. A raíz de esto, hemos decidido modificar los plazos del llamado de la siguiente manera:

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=528&Itemid=1

» Movimento nacional dos catadores de recicláveis

Fonte: Lina Rosa (lina@paulofreire.org)

Companheir@s, Se vc e a sua entidade querem conhecer e contribuir com MOVIMENTO NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, faça contato com: valdirenecatadoramncr@ig.com.br, tel: (011)9475-4852

Artigos ou reflexões

» Redes que tecem democracia e liberdade

Autor: Marcos Arruda (marruda@pacs.org.br)

Quando o pescador estende sua rede no chão ou na água, ela se deita horizontalmente, espraiada para alcançar o espaço mais amplo que puder. Nenhum nó está acima dos outros, nem é mais importante do que os outros. Nenhum nó pode pensar os outros nós como competidores, adversários ou inimigos. Cada nó sabe que, fazendo parte da rede, está indissoluvelmente ligado a quatro nós ao seu redor, que por sua vez estão ligados cada um a quatro outros nós, numa progressão exponencial… para formar a rede. Portanto, cada nó tem consciência de sua responsabilidade por si próprio, pela sua ligação com os quatro nós seus vizinhos, e pela integridade da rede inteira. Cada nó sabe que é único e que os outros nós também são únicos. É esta diversidade de nós que forma a unidade da rede. Quando o pescador reflete sobre esta maravilhosamente simples complexidade, lágrimas de emoção escorrem dos seus olhos. Ele ama a rede, pois ela é obra dele, e é bela e eficaz. Ela reflete a maravilhosamente simples complexidade que ele é.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=489&Itemid=1

» Os rumos da Economia Solidária no Brasil

Autor: Ademar Bertucci (ademar@caritasbrasileira.org)

Em 2005 o Fórum Social Mundial vivenciou uma inédita experiência: boa parte das atividades de abastecimento e comercialização foram assumidas pelos empreendimentos da economia solidária brasileira. O Fórum Social Mundial, desde sua primeira edição, em 2001, em Porto Alegre, foi o espaço de aglutinação e confluência de diferentes redes da Economia Solidária no mundo. No Brasil, a tarefa de acolher as redes internacionais e conquistar espaço para a Economia Solidária dentro do próprio Fórum Social Mundial, levou a que um conjunto de organizações de expressão nacional se reunissem em torno do Grupo de Trabalho Brasileiro da Economia Solidária.

Ao final de 2003, com a vitória de Lula, esse Grupo de Trabalho assumiu a articulação e mobilização de proposições para o governo a ser instalado. Naquele momento o Grupo de Trabalho ampliou-se, assumindo uma Carta ao Governo Lula cuja principal reivindicação era a criação de uma Secretaria Nacional da Economia Solidária, no âmbito do Ministério do Trabalho.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=487&Itemid=1

» Uma agenda feminista para as cidades

Fonte: Abong (www.abong.org.br)

O Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU), com o apoio da Oxfam, realizou em 14 de julho uma oficina desafiante: “Construindo uma agenda feminista para a Conferência Nacional das Cidades”. Em sua segunda edição, a conferência ocorrerá de 30 de novembro a 3 de dezembro, em Brasília. A oficina antecedeu o Encontro Nacional do FNRU, cuja Secretaria Executiva está a cargo da Fase, e contou com uma mesa de debates, seguida por trabalhos em grupos.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=530&Itemid=1

» Violência contra a mulher: um escândalo!

Fonte: Boletim Cidadania (www.cidadania.org.br)

Autora: Flávia Piovesan (professora da PUC-SP nas disciplinas de Direito Constitucional e Direitos Humanos, professora de Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação da PUC-SP e do Programa de Doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento na Universidade Pablo Olavide (Espanha), membro do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana e procuradora do Estado de São Paulo.)

No Brasil, a violência contra a mulher segue impune. Só 2% dos acusados em casos de agressão são condenados. De cada cem brasileiras assassinadas, 70 o são no âmbito de suas relações domésticas. E o país segue sem uma legislação específica para esse tipo de crime. Estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo indica que apenas 10% das vítimas de violência sexual prestam queixa à polícia. Aponta que este reduzido universo revela, de um lado, o desconhecimento de delegacias especializadas e, por outro, o temor de humilhação e maus-tratos.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=531&Itemid=1

» A ação civil pública está ameaçada

Fonte: Marilena Lazzarini e Vidal Serrano Nunes Jr.

Em meio à implantação da reforma do Judiciário, que tem entre seus principais objetivos reduzir a morosidade da tramitação processual, torna-se inexplicável a tentativa de reduzir a abrangência das decisões proferidas em ações civis públicas, que atingem, de uma só vez, todos os lesados e evitam, por isso mesmo, que milhares de pessoas atulhem ainda mais a Justiça com ações individuais. Imprescindível, portanto, que a sociedade brasileira repudie esse duro golpe no sistema de proteção dos direitos do cidadão. O equívoco encontra-se no bojo da própria reforma que, como se sabe, não foi ainda concluída. Parcela dos dispositivos aprovados pela Câmara dos deputados recebeu emendas no Senado, o que determinou a volta desses dispositivos à Câmara dos Deputados.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=532&Itemid=1

» Rede Universidade Nômade

Fonte: Giselle Moura (giselleschnorr@yahoo.com.br)

A rede de movimentos que denominamos Universidade Nômade é uma “rede de redes” composta por núcleos e grupos de pesquisa, militantes de pré-vestibulares populares, movimentos culturais, filósofos, artistas, entre outros. Pretendemos constituir uma pauta comum de discussão e debate em torno dos grandes temas ligados aos desafios da mudança que marcam esse início de década no Brasil, em particular os relativos à universalização dos direitos e do acesso aos meios para a produção do conhecimento. Sabemos que é em torno da produção e da difusão do saber que se organizam, hoje em dia, as redes de cooperação social produtiva que desfiam os antigos e os novos dispositivos através dos quais o poder perpetua a exploração. Diante disso, a Universidade Nômade almeja a produção de conhecimento de maneira transversal: em relação com o fora, rompendo as cercas que separam o trabalho intelectual (acadêmico) do trabalho em geral (manual, subordinado).

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=533&Itemid=1