Por Secretaria Executiva. Colaboração de Daniel Tygel

A Coordenação Executiva do FBES anunciou hoje a abertura do Cirandas para o cadastro de novos empreendimentos solidários.

Cada empreendimento cadastrado no Cirandas tem direito a um site totalmente gratuito, e lhe dá acesso a expor produtos, galeria de fotos, fale conosco, cesto de compras, possibilidade de se articular com outros empreendimentos e com consumidores em rede, e uma visibilidade mundial para sua história, composição e identidade.

Cirandas, a rede social e econômica da e para a Economia Solidária: www.cirandas.net

Até hoje somente empreendimentos mapeados pelo mapeamento de 2005-2007 estavam no Cirandas, mas nestes últimos 5 anos muitos novos empreendimentos surgiram e estão no movimento, querendo fazer parte do Cirandas.

Como fazer para entrar no Cirandas?

Cada Fórum Estadual tem até o dia 20 de dezembro para consultar suas bases e enviar à Coordenação Executiva sua lista de empreendimentos que devem ser inseridos no Cirandas.

Os Fóruns Estaduais já receberam as orientações detalhadas através dos 3 representantes do Fórum Estadual na Coordenação Nacional do FBES. A lista com os contatos dos integrantes da Coordenação Nacional está aqui:

http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=142&Itemid=61

Os Fóruns Municipais, Metropolitanos e Microrregionais podem fazer suas indicações em reuniões locais, mas estas indicações devem ser validadas pelo Fórum de seu Estado. Ou seja, apenas serão aceitas as indicações vindas diretamente de cada um dos 27 Fóruns Estaduais.

“Se nosso empreendimento entrar no Cirandas, como podemos aprender a usar nosso site?”

Existem os Pontos de Apoio Cirandas, que foram formados em cursos em 2011 (FBES, CFES e Ibase) e 2012 (FBES e voluntários Petrobrás), que podem ajudar os empreendimentos solidários. A lista de Pontos de Apoio Cirandas e seus contatos está em: http://cirandas.net/cirandeiros/lista-de-pessoas-que-fizeram-o-curso-de-formacao-no-cirandas

Empreendimento Arte em Reciclagem no Cirandas

Quais são os critérios para um empreendimento solidário entrar no Cirandas?

Os critérios para um empreendimento solidário entrar no Cirandas são os que foram aprovados na IV Plenária Nacional de Economia Solidária (seção 3.2.1 – a – do Relatório Final), reproduzidos abaixo:

São coletivas (singulares e complexas);

Seus participantes ou sócias/os são trabalhadoras/es dos meios urbano e/ou rural que exercem coletivamente a gestão das atividades;

Podem ter ou não um registro legal, prevalecendo a existência real;

No caso de associações sem fins lucrativos, estas devem possuir atividade(s) econômica(s) definida(s) em seus objetivos;

São organizações regulares, que estão em funcionamento, e organizações que estão em processo de implantação, com o grupo de participantes constituído e as atividades econômicas definidas;

Realizam atividades econômicas que podem ser de produção de bens, prestação de serviços, de crédito, de comercialização e de consumo solidário;

Organizações que respeitem os recortes de gênero, raça, etnia, geração, orientação sexual, grupos socais minoritários como comunidades tradicionais e de fundo de pasto, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, portadores de necessidades especiais; que abominem toda a forma de violência contra mulheres, crianças, índios, negros:as; e que contemplem a dimensão ética em suas ações e atividades;

Organizações que respeitem o direito de trabalhadores/as e não explorem o trabalho infantil, considerando exploração o trabalho forçado e coagido e não a transmissão de saberes tradicionais entre pai, mãe e filhos na agricultura familiar;

Valorizam o compartilhamento, entre homens e mulheres, do trabalho reprodutivo e do cuidado com as pessoas;

Respeito aos critérios ambientais nas suas atividades econômicas, buscando a priorização da conservação ambiental e o desenvolvimento humano.

O Cirandas vai se abrir para cadastrar empreendimentos solidários também nos próximos anos?

A Coordenação Executiva do FBES fará esta abertura uma vez ao ano, para os Fóruns Estaduais que ainda não desenvolveram seu próprio método de validação. A partir do momento em que um Fórum Estadual desenvolver seu método próprio e autônomo de validação, poderá ter seu próprio calendário e terá uma senha especial no Cirandas para adicionar empreendimentos diretamente.

E se um Fórum Estadual indicar empreendimentos que não são da economia solidária e/ou deixar de indicar empreendimentos que são da economia solidária?

Os integrantes do Fórum Estadual se responsabilizam pela indicação dos empreendimentos para o Cirandas. Caso um empreendimento indicado não seja de economia solidária, isso será informado ao próprio Fórum Estadual, e se necessário será avaliado em nível nacional pela comissão técnica do Cirandas e pela Coordenação Executiva do FBES.

Cada novo empreendimento solidário no Cirandas deixa o movimento mais forte, pois significa um site gratuito, com a história do grupo, fotos, vitrine de produtos, cesto de compras, e tantas outras coisas, permitindo a articulação de redes e cadeias, e também maior visibilidade da economia solidária para o consumidor.

Acesse: www.cirandas.net

Ajuda: www.cirandas.net/ajuda