Fonte: Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Secretaria do FBES

O último dia 16 de outubro foi o Dia Mundial da Alimentação. É um momento em que o mundo volta sua atenção para a fome e a insegurança alimentar que afetam mais de 900 milhões de pessoas. A data, que é comemorada há 27 anos, lembra o surgimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 16 de outubro de 1945. O tema proposto pela FAO para este ano foi ¨A Segurança Alimentar Mundial: os Desafios da Mudança Climática e a Bioenergia¨.

Confira no site do FBES algumas das atividades realizadas no dia 16 de novembro: www.fbes.org.br/?option=com_content&task=view&id=3825&Itemid=62 www.fbes.org.br/?option=com_content&task=view&id=3790&Itemid=62 www.fbes.org.br/?option=com_content&task=view&id=3785&Itemid=62

Informações sobre eventos pelo mundo podem ser acessadas no site da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) www.fao.org/getinvolved/worldfoodday/es/

Saiba mais…

Logomarca

O feijão unifica as diferentes culturas alimentares que convivem no Brasil. Como expressão popular,representa a riqueza de variedades e de usos na preparação de alimentos, além de ser um produto preferencial da agricultura familiar e de excelente valor nutricional. Feijões de diferentes cores e espécies são transformados em pratos que integram a culinária regional e os diferentes agrupamentos étnicos do nosso país.

Lei e Conferência de Segurança Alimentar

A Lei de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, instituiu o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) com o objetivo de assegurar de forma sustentável o direito humano à alimentação adequada para toda população brasileira.

Outra conquista para o segmento foi a realização da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, ocorrida em julho deste ano, na cidade de Fortaleza (CE), reunindo cerca de 2.000 participantes nacionais e internacionais.

III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Confira todas as informações e documentos no site www.planalto.gov.br/consea/3conferencia/static/index.htm