O Fórum Brasileiro de Economia Solidária consiste fundamentalmente na articulação entre três segmentos do movimento de ES: empreendimentos solidários, entidades de assessoria e fomento, e gestores públicos. A sua principal instância de decisão é a Coordenação Nacional, que consiste nos representantes das entidades e redes nacionais de fomento, além de 3 representantes por estado indicadas pelos Fóruns Estaduais de Economia Solidária. Destes 3 representantes por estado, 2 são empreendimentos e 1 é entidade de assessoria. Compõe também a Coordenação Nacional dois gestores por região e mais dois gestores em nível nacional, ambos indicados pela Rede de Gestores A Coordenação Nacional reúne-se 2 vezes ao ano.

Até agosto de 2011 eram 7 as entidades nacionais do FBES: representação de empreendimentos: Unisol, Anteag e Unicafes; Entidades de apoio e fomento: Cáritas Brasileira, IMS, Rede de ITCPs e Rede Unitrabalho.

Apartir da X Reunião da Coordenação Nacional do FBES, em agosto de 2011, foi realizada a redefinição das entidades nacionais do FBES, permanecendo aquelas com participação efetiva em pelo menos 7 fóruns estaduais (definição da IV Plenária Nacional), sendo então as atuais entidades nacionais do FBES: Unicafes, Cáritas Brasileira, IMS, Rede de ITCPs e Rede Unitrabalho.

Saiba mais sobre a Coordenação Nacional em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=142&Itemid=61

Para a gestão política cotidiana, interlocução com outros movimentos e com o governo federal, e acompanhamento da Secretaria Executiva Nacional, há uma Coordenação Executiva Nacional, composta por 13 pessoas, sendo 7 representantes de empreendimentos (2 do norte, 2 do nordeste, e 1 representante para cada uma das demais regiões), 5 representantes das Entidades e Redes Nacionais de promoção à Economia Solidária, e 1 representante da Rede Nacional de Gestores Públicos. Por fim, para dar suporte aos trabalhos do FBES, propiciar a comunicação entre as instâncias e operacionalizar reuniões e eventos, há a Secretaria Executiva Nacional.

Saiba mais sobre a Coordenação Executiva em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=145&Itemid=61

Existem ainda Grupos de Trabalho (GT’s) que se conformam conforme a demanda de ações específicas do FBES, e para o avanço na implantação da Plataforma da ES. Os GT’s definidos na X Reunião da Coordenação Nacional do FBES são:

Educação e Cultura

Marco legal e Politicas Publicas: campanha da lei

Estratégias Econômicas: Produção, Comercialização e Consumo Solidários e Finanças

Comunicação e Articulação com Movimentos Sociais

Raça e Etnia e Povos e Comunidades Tradicionais

Mulheres (antigo Gt de Gênero)