DISTRITO FEDERAL

Fórum Ecosol do DF e Entorno

O Fórum é um espaço permanente de representação, diálogo, articulação, discussão, proposição, formação, troca de saberes e fomento ao desenvolvimento da Economia Solidária no Distrito Federal e Entorno. Congrega empreendimentos econômicos solidários (EES), gestores públicos (GP) e entidades de assessoria e fomento (EAF), além de outros movimentos e pessoas comprometidos/as com os objetivos, princípios e valores da Economia Solidária (ES).

Conheça o FESDFE

Conquistas e Desafios

Ao longo de 15 anos de Movimento de Economia Solidária no Distrito Federal e no Entorno alguns avanços e retrocessos marcaram a história do Fórum. A cada ano, planos de trabalho foram sendo construídos, feiras, formações, assistência técnica, acesso a crédito a partir de fundos solidários e bancos comunitários foram conquistas, gradativamente implementadas.

Localização: Centro Público de Economia Popular e Solidária (CPES DF) – Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1.

Email: secretaria.fes.dfe@gmail.com

Funcionamento: de 9 às 18 horas

Valores e Princípios

O FESDFE tem como objetivo o fortalecimento do Movimento EcoSol, difundindo seus princípios e práticas, representando-o frente à sociedade e aos poderes públicos e articulado-o no DF e Entorno. Seu valor central é o trabalho, o saber e a criatividade humanos e não o capital/dinheiro e a sua propriedade, sob quaisquer de suas formas. A EcoSol representa práticas fundadas em relações de colaboração solidária, inspiradas por valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica, em vez da acumulação privada de riqueza em geral e de capital em particular. Outros objetivos específicos definem ainda melhor os princípios e eixos de trabalho do FESDFE

MOTIVAÇÃO

a ideia em movimento

O FESDFE teve como propósito, desde sua criação, o reconhecimento de outra economia e sociedade. Buscou tornar-se instrumento legítimo de fortalecimento de diretrizes para políticas públicas, voltadas à valorização do trabalho e da cidadania. No início, o Fórum se organizou em Grupos de Trabalho (GTs) – à época nos GTs de Comunicação; Educação; Produção, Comercialização e Consumo; e Organização Social.

Hoje, após Plenária de JUL/18, o FESDFE se organiza através dos GTs de Comercialização e Consumo Solidário; de Saúde Mental e Ecosol; de Diversidades; de Cultura; de Agricultura Familiar; e de Outras Economias Transformadoras. Fazem parte de cada GT empreendimentos, gestores públicos e entidades de assessoria e fomento, com propostas e desafios para a implementação da EcoSol.

Neste espaço, “desenvolvimento” envolve a criação das condições para que cada pessoa possa expressar suas capacidades, possibilidades, fazeres, saberes e sentidos. Isto exige que os processos levem em conta a solidariedade, a confiança, a autogestão, a coletividade, o respeito, a credibilidade, a dignidade e a responsabilidade.

Movimento

Alternativa estratégica

“A Economia Solidária é um modo coletivo de organizar a economia e, desta forma, a produção, a comercialização, o consumo e as finanças. Por colocar o desenvolvimento humano e o bem-viver como objetivo, ela se apresenta como uma alternativa viável e estratégica neste momento de variadas crises em que estamos vivendo. O Fórum é este espaço em movimento, onde pessoas e organizações se reúnem para construir o bem-viver.”

– Synara Almeida

AGENDAS

Próximas Atividades

..

JAN/21

detalhes da atividade

LOCAL: 
HORÁRIO:

19

DEZ/20

REUNIÃO DE COORDENAÇÃO

Reunião Ordinária da Coordenação do Fórum de Economia Solidária do DF e Entorno.

detalhes da atividade

LOCAL: Centro Público de EcoSol do DF.
HORÁRIO: de 14 às 16 horas.

A 1a Reunião Ordinária da Coordenação do FESDFE tem como pauta principal o Planejamento das Ações para 2020 e a programação das agendas de feiras e reuniões para o ano.

..

JAN/21

DETALHES DA ATIVIDADE

DATA: …
LOCAL: …
HORÁRIO:

Formações

Comunidades de Aprendizagem

Os melhores resultados são obtidos onde existe espaço de diálogo com a sociedade civil e vontade política. Este caminho tem apontado para a reaproximação da EcoSol com setores que demandam inclusão produtiva pelo trabalho, com solidariedade e autonomia. Este movimento pulsa no coração de todas as pessoas que têm vontade de viver em uma sociedade melhor, para todas que se sentem indignadas com a pobreza, a violência, a exclusão social. São bem vindos e bem vindas à EcoSol todos e todas aquelas que tecem uma sociedade melhor.

O que é Economia Solidária?

Formação básica com pessoas que buscam compreender como é possível semear outra economia, a partir do ser humano e não apenas do dinheiro. Aqui, o valor está nos saberes de cada um e cada uma, no diálogo sobre a realidade e a cultura na construção de novos saberes.

DURAÇÃO: QUATRO (4) HORAS

Como organizar Grupos de Consumo?

Os Grupos de Consumo Responsável (GCR) são iniciativas de consumidores organizados que viabilizam o consumo de produtos orgânicos e agroecológicos a preços acessíveis, estabelecendo nova relação de compra e venda com agricultores(as) familiares e consumidores(as), estimulando a proximidade entre as pessoas, fortalecendo circuitos curtos de comercialização.

DURAÇÃO: DEZESSEIS (16) HORAS

Como organizar Fundos Rotativos?

O Fundo Rotativo (FR) é um dispositivo de democratização de recursos. Observando a ideia ao pé da letra, é fundo porque reúne recursos, é rotativo porque os recursos circulam entre todo mundo que participa e é solidário porque cada pessoa recebe o benefício, mas também pensa no outro e volta a compartilhar os recursos que antes estavam disponíveis.

DURAÇÃO: DEZESSEIS (16) HORAS

Curso de Bordado

Oficinas de Artesanato – técnicas de BORDADO. A oficina demanda uma contribuição de R$ 15,00 – valor que é revertido para aquisição de um kit de bordado, a ser entregue para cada pessoa interessada em participar. Na oficina fazemos uma conversa sobre o valor do trabalho da(o) artesã(o).

DURAÇÃO: SEIS (6) HORAS.

Últimas

Notícias e Informes

Informações sobre a Economia Solidária no Distrito Federal e em outros estados brasileiros.

EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA SELECIONADAS PARA O FÓRUM GLOBAL DE ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA 2021

EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA SELECIONADAS PARA O FÓRUM GLOBAL DE ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA 2021

Saiu o resultado da Chamada Pública FBES/RGPPES 2021 para mobilização e pré-seleção de experiências brasileiras de Economia Solidária no contexto do Fórum Global de Economia Social e Solidária que acontecerá entre 04 e 08 de outubro de 2021, na Cidade do México, de forma online e presencial, a seleção observou critérios e informações referentes ao dinamismo das experiências apresentadas e sua relação com as políticas públicas locais, regionais ou nacionais, também a sua conexão com os subtemas de referência do GSEF 2021.

Atendimentos no CPES DF (2019)

Anos do FESDFE (2019)

Feiras de EcoSol (2019)

Reuniões de Trabalho (2019)

para fazer contato

Localização: Centro Público de Economia Popular e Solidária (CPES DF) - Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1 - Asa Norte - Brasília/DF

E-mail: secretaria.fes.dfe@gmail.com

Funcionamento: de 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

REDES SOCIAIS DO FESDFE