Fonte: Secretaria Executiva do FBES e www.teia2008.org
Começou no último dia 12 de novembro, e termina no próximo domingo (16), o maior encontro da diversidade da cultura brasileira: a TEIA. O encontro, que já percorreu as cidades de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (BH), visita agora a cidade de Brasília- DF. Com o tema “Iguais na diferença”, a TEIA 2008 celebra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A economia solidária está também presente no evento. O Fórum de Economia Solidária do Distrito Federal e Entorno realiza durante o encontro uma Feira de Economia Solidária, que também conta com a presença de empreendimentos econômicos solidários do Fórum Goiano.
No dia 15, sábado, acontecerá o debate “Cultura, economia solidária e estratégias de desenvolvimento sustentável”. As discussões serão animadas pelo Fórum Brasileiro e Fórum DF e Entorno de Economia Solidária e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). As discussões serão acerca da experiência de organização dos atores da Economia Solidária no Brasil e a perspectiva da Economia Solidária como estratégia para mudança do atual modelo de desenvolvimento. A proposta do espaço é dialogar com os Pontos de Cultura – que em muitos casos também se organizam de modo solidário para a produção artística, artesanal e cultural – no intuito de fortalecer as convergências entre os dois movimentos e entre as políticas públicas voltadas aos dois temas.
Representam o FBES no encontro Rizoneide Amorim, do Instituto Marista de Solidariedade, e Paulo Henrique de Moraes, do Fórum de Economia Solidária do DF e Entorno. Gabriela Cavalcanti Cunha, da Diretoria de Estudos e Divulgação da SENAES, representará a Secretaria no debate.
Saiba mais sobre o que está acontecendo no evento…
Mais de 800 representantes e centenas de artistas e ativistas culturais de todas as regiões do país estão reunidos na Esplanada dos Ministérios em Fórum, Seminários e Mostra Artística. O destaque desta edição é o II Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (FNPC), que acontece no Auditório do Museu da República e reúne representantes dos fóruns estaduais, das ações nacionais, além das áreas temáticas e redes que compõem o programa Cultura Viva.
Reconhecido como a instância política dos Pontos de Cultura, o fórum foi criado na TEIA 2007. Formado por representantes dos mais de 800 Pontos presentes em todo o país, o fórum da TEIA 2008 tem como principais objetivos:
Fortalecer o Sistema Nacional de Cultura;
Consolidar a TEIA como espaço político-cultural dos Pontos de Cultura;
Fomentar a construção de marcos legais que reconheçam a autonomia e o protagonismo cultural do povo brasileiro;
Debater os avanços e desafios na gestão compartilhada do programa Cultura Viva.
Programação completa em www.teia2008.org