Fonte: www.mte.gov.br

A Economia Solidária como Política e Estratégia de Desenvolvimento é o tema de seminário que termina hoje no auditório do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza. O diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Dione Manetti, apresentou as políticas desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para apoio e desenvolvimento de iniciativas solidárias, desde a criação da Senaes em 2003.

O MTE, em parceria com o BNB, desenvolve o Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários, que possibilitará a criação 22 bancos comunitários no Nordeste e nas regiões Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O objetivo do programa é dar visibilidade e fortalecer a capacidade operacional dos projetos produtivos em comunidades carentes. Os fundos rotativos apóiam projetos associativos e comunitários de produção de bens e serviços.

No ano passado, foram alocados no programa R$ 1 milhão, que possibilitou a criação de 17 fundos rotativos solidários que já financiam centenas de projetos produtivos. Esses fundos rotativos geram emprego e renda em suas áreas de atuação e emprestam recursos para subsidiar a produção de pequenos empreendimentos solidários. No ano passado, o projeto atendeu a cerca de 3,3 mil famílias.

Entre os temas abordados no encontro estão a “Economia Solidária como Política e Estratégia de Desenvolvimento” e “O Poder Público e Social Civil, Concepções e Experiências em Economia Solidária”, com a participação da Prefeitura de Fortaleza, da Rede Cearense de Economia Solidária, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e da Senaes. No evento, estão sendo lançadas várias publicações relacionadas à Economia Solidária.

Hoje (3), se debaterá o tema “Construindo a Política Publica de Apoio à Economia Solidária no Ceará”, com a participação do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e da Rede de Gestores de Políticas Publicas em Economia Solidária. Entre os assuntos em pauta estão as cadeias produtivas, comercialização, formação de agentes solidários, finanças solidárias, marco legal da economia solidária e a institucionalidade da política de economia solidária.

Ao final, as propostas serão encaminhadas ao governador Cid Gomes, à prefeita de Fortaleza, Luzianne Lins, e ao presidente do BNB, Roberto Smith.