A Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) propôs a participação ativa do movimento de Economia Solidária na Agenda de Lutas 2021 dos movimentos sociais no país. A medida, definida em reunião realizada no último dia 24 de fevereiro, considera a conjuntura brasileira atual, de profunda crise socioeconômica e política.
A colapso social provocado pela pandemia de covid-19 e as consequências da política genocida — fundada no negacionismo — têm gerado o desemprego, a vulnerabilidade social e a precarização da vida do nosso povo.
Desde o encaminhamento da orientação nacional, já tivemos dois momentos de mobilização social, com carreatas e bicicletadas. Uma nova mobilização no país entá sendo articulada por ocasião do 1º de Maio. É fundamental o envolvimento das articulações estaduais, regionais e municipais na construção desse ato, no intuito de mostrar a força e a pauta da Economia Solidária.
Os movimentos sociais, populares e sindical, a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo e partidos de esquerda têm unificado uma agenda de lutas e mobilizações em defesa da vacina, do auxílio emergencial, contra reformas ultraneoliberais e, em especial, contra as reformas que desmontam o estado brasileiro. É hora de gritar: “Fora Bolsonaro”!
A Coordenação Executiva entende que é fundamental que o FBES, os fóruns estaduais e locais, bem como as redes e organizações nacionais da Economia Solidária se articulem e participem deste processo de mobilização nacional. Em defesa da vida do nosso povo, a EcoSol deve estar ativa neste processo de mobilização! Economia Solidária presente!
Coordenação Executiva do FBES
Boa noite!
Seria muito bom, ter um matéria para divulgação em nossa cidade. Estamos vivendo momentos difícil em relação a ir pras ruas. Penso, que poderia ser um bom material e os municípios e seus fórum fariam uma rede na divulgação.
Muito boa a iniciativa, está na hora do movimento mostrar sua cara é sua força.
Mas gostaria de saber, colo fazemos, ir pra rua na pandemia?
De que forma podemos fazer?
Boa noite!
Gostaria de saber se o Fórum de Economia Solidária esta atuante em Bagé e como estçao acontecendo as reuniões?