Pela primeira vez realizada no Centro Público de Economia Solidária (CPES), a reunião ampliada do Fórum de Economia Solidária do DF e Entorno aconteceu nesta terça (dia 3/10), com expressiva participação de empreendimentos e pessoas interessadas em conhecer a dinâmica de funcionamento da articulação e do espaço de referência.

Na pauta da atividade, o interesse de participação de pessoas novas no Fórum e a análise do momento atual da política pública de Economia Solidária. Patrícia Almeida (Rede Pequi), da coordenação do FESDFE, fez a abertura das discussões buscando nivelar o que cada pessoa estava compreendendo como EcoSol. A conversa inicial abriu espaço para a apresentação do funcionamento do Fórum, das suas instâncias de decisão e debate, do processo de adesão solicitado aos empreendimentos econômicos solidários (EES).

Quatro (4) novos EES que declararam adesão durante a reunião receberão o modelo de carta de adesão por email, para providenciar o envio dos dados de seus respectivos titulares e suplentes, anexos à ata de reunião realizada pelo EES para definição das representações.

A reunião ampliada também serviu para apresentação da dinâmica do espaço de referência da EcoSol no DF e Entorno – o Centro Público está organizando agendas de formações presenciais e cursos à distância, além da agenda já definida de Feiras de Economia Solidária para 2017. O grupo também discutiu a escala de atendimento no local, que está sendo gradativamente montada para manter constante a presença de representantes do Fórum no espaço.

A reunião também ajudou a encaminhar a mobilização para a Feira de Economia Solidária dos próximos dias 9 e 10/10 (segunda e terça). A ação está especialmente colocada nestes dias da semana em função do feriado da Padroeira do Brasil (dia 12, quinta). Mas em novembro, a feira volta a acontecer no final da segunda semana do mês (nos dias 9 e 10/11, quinta e sexta). Em dezembro, o Fórum irá promover feiras de Economia Solidária em todas as semanas do mês, em comemoração ao mês da Economia Solidária.