Por Antonio Luiz Diniz (Ascom/Setre) – http://www.setre.ba.gov.br/

Representantes de 14 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, estão discutindo no prédio da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os novos rumos para a economia solidária no país.

Na abertura do Encontro de Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Economia Solidária, nesta quinta-feira 22, o secretário Álvaro Gomes falou sobre a importância da economia solidária como geração de renda e promoção social.

Fez um balanço do trabalho desenvolvido na Bahia, principalmente através dos investimentos no programa estadual de crédito (CrediBahia) e na implantação dos Centro Públicos de Economia Solidária (Cesol’s) na capital e interior.

“Somente este ano, já liberamos mais de R$ 50 milhões por meio da Coordenação de Microfinanças Solidárias da Setre e estamos oferecendo assistência técnica aos micros empreendimentos através dos centros públicos, onde foram investidos quase R$ 60 milhões nos últimos anos”, destacou.

União de Pessoas

Superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa disse que “o objetivo do encontro é unir o trabalho das pessoas; trocar experiências; e contribuir no processo de legitimação e consolidação das políticas públicas de economia solidária”.

Milton Barbosa destaca que “a política tem sido a de fortalecer a interlocução entre os diversos órgãos das três esferas de governo e ampliar a articulação com outros atores, além de contribuir na formação de gestores públicos que atuam nesse contexto”. Afirmou ainda que “a economia solidária é a construção de um sonho. É um trabalho que une e melhora a vida das pessoas e respeita o meio ambiente.

Reconhecimento da Bahia

Criada em 2003, a Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária tem na Superintendência de Economia Solidária (Sesol) da Setre a Secretaria Executiva. A indicação foi um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido desde 2007, quando a economia solidária tornou-se, de fato, uma política pública na Bahia.

A Rede de Gestores vem ocupando importantes espaços de articulação, tendo representação na Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), e na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A Secretaria Executiva tem, entre outras ações, a responsabilidade de organizar e administrar o banco de dados da Rede; gerenciar conteúdos sobre políticas públicas de Economia Solidária no site e nas redes sociais; e representar a Rede em atividades por todo o Brasil.

Programação do Evento

O evento na Setre prossegue nesta sexta-feira 23 e tem apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes); do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Trabalho; e da Unitrabalho. Participam também o representante da Senaes, Roberto Marinho, a deputada estadual Fátima Nunes e o representante do Fórum Nacional de Economia Solidária, Diogo Rego.

Entre os gestores estaduais e municipais estão representantes do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, São Paulo, Maranhão, Espírito Santo, Acre, Santa Catarina, Brasília e Bahia. Nesta sexta-feira 23, pela manhã, os debates continuam no auditório da Setre; à noite haverá uma visita ao Centro Público da Barra, ao terreiro Casa Branca e ao Centro Histórico de Salvador (Pelourinho).