Por Secretaria-Executiva do FBES
A oficina sobre o “Prêmio de Boas Práticas em Economia Solidária” do BNDES ocorreu na tarde da última sexta-feira, dia 27 de fevereiro de 2015, no Mercado Sul – Taguatinga Centro – DF. Mais especificamente, e não por acaso, na ocupação do Mercado Sul; onde desde o dia 7 acontece um “processo de retomada da cidade”: “A cidade que construímos, no beco onde existimos e criamos noss@s filh@s, nossas lutas, nossas artes.” Participaram EES (Empreendimentos Econômicos Solidários) formais e não formais, coletivos, militantes e redes interessadas no tema. Entre um café e outro e muita conversa, muitas dúvidas gerais e particulares foram tiradas, muitos exemplos foram dados e muitas pessoas já saíram da oficina incentivadas a começarem o preenchimento do formulário de inscrição e divulgar a oportunidade à todos/as que pudessem.
A oficina sobre o “Prêmio de Boas Práticas em Economia Solidária” do BNDES ocorreu na tarde da última sexta-feira, dia 27 de fevereiro de 2015, no Mercado Sul – Taguatinga Centro – DF. Mais especificamente, e não por acaso, na ocupação do Mercado Sul; onde desde o dia 7 acontece um “processo de retomada da cidade”: “A cidade que construímos, no beco onde existimos e criamos noss@s filh@s, nossas lutas, nossas artes.” Como também reforçam em sua petição online as pessoas militantes da ocupação (http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR79395).
E, como é ‘do fazer’ da economia solidária e de seus militantes, sabemos que unificar lutas comuns fortalece a todos/as nós… É dar mais visibilidade às lutas que não são de um coletivo ou outro, mas de todas/os nós, classe trabalhadora. Neste contexto, a Secretaria Executiva do FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) realizou em uma das casas ocupadas, uma oficina sobre o prêmio. Participaram EES (Empreendimentos Econômicos Solidários) formais e não formais, coletivos, militantes e redes interessadas no tema. Entre um café e outro e muita conversa, muitas dúvidas gerais e particulares foram tiradas, muitos exemplos foram dados e muitas pessoas já saíram da oficina incentivadas a começarem o preenchimento do formulário de inscrição e divulgar a oportunidade à todos/as que pudessem.
Lembrando que podem participar do prêmio empreendimentos de economia solidária (EES) formalizados ou não. E também podem se inscrever Redes. Os prêmios são de 20 e de 50 mil e o envio dos documentos pedidos para cada caso vai somentea até o dia 27 de março de 2015. Para ler o edital com todos os detalhes acesse: http://www.bndes.gov.br/premioeconomiasolidaria
É importante lembrar que o prêmio também é uma vitória do movimento de economia solidária, e de parceiros, como o FBES, que há mais de 3 anos vem buscando, entre outras, esta conquista. É importante que o prêmio seja muito divulgado, para que muitos coletivos se inscrevam e outras conquistas como esta tenham cada vez mais visibilidade e se fortaleçam.