Fonte: Samara Sampaio

O Piauí esteve presente no II Seminário Nordestino de Educação Popular e Economia Solidária realizado em Recife – Pernambuco de 11 a 13 de Dezembro de 2014. Esse ano a temática do Seminário foi Território e Territorialidades na Construção da Educação em Economia Solidária.

O Seminário resulta de atividades promovidas durante do processo de formação que vem desenvolvido na região Nordeste desde 2009, onde os coletivos estaduais buscam construir sua autonomia, principalmente no que se refere a sistematização de experiências.

O Piauí participou do II Seminário Nordeste, com a presença dos seus representantes no Conselho Gestor: Claudina Oliveira e Durval Gomes e com educadoras e educadores que estiveram presentes nos Carrosséis Pedagógicos, escolhidos a partir da produção de conhecimentos dos coletivos, escolhidos em reunião da Rede de Educadores, para trocas de experiências com outros Estados da Região Nordeste.

Foram priorizadas experiências exitosas e significativas, permeadas de pluralidade, autogestão, solidariedade, preço justo e o bem viver da Ecosol, dentre as experiências escolhidas, registramos a presença no Carrossel 1 – “Assessoria: uma dimensão da educação” / Centro de Educação Ambiental e Assessoria –CEAA – Hubyracy Pedroza Nunes.

Para o Carrossel 3 “Os lugares, vivências e experiências das mulheres na economia solidária” / Grupo de Mulheres Bordadeiras do Parque Piauí – GMBPAPI – Joana Pereira da Silva, é muito significativo para nós, do GMBPAPI, estarmos participando do II Seminário pela primeira vez, pois trás a importância da nossa história, feita por nós, em nosso cotidiano, diz Joana.

No Carrossel 5, com a temática “Povos tradicionais, educação e outras economias” / Marilene Rosalina dos Santos – Quilombo Tapuio – Queimada Nova, representando o movimento quilombola no Estado do Piauí.

Conseguimos trazer no Carrossel 6, a juventude, tão presente e essencial para a continuidade das ações, com a temática’ As juventudes e a economia solidária – Duas experiências: Associação de Condutores de Turistas e Visitantes de Pedro II” – Maria da Conceição Silva Santos; Associação de Jovens da Agricultura Familiar de Pedro II (Fundação Santa Ângela) Domingos Júnior.

Para Durval Gomes, representante do Conselho Gestor pelo Fórum Estadual de Economia Popular e Solidária do Piauí, mais uma vez mostra a força do Estado na construção da política da economia solidária.