Fonte: http://itepuenf.blogspot.com.br/2014/12/tudo-pronto-para-comemoracao-do-dia.html

As longas semanas de trabalho no atelier da UENF resultaram na confecção de uma das partes do manto da economia solidária. A colcha formada por retalhos simboliza o cooperativismo e associativismo. Ao todo, cem profissionais de diversas áreas e grupos, participaram da execução. O resultado final será exibido nesta segunda-feira (15/12), na Praça do Liceu, centro de Campos (RJ).

Na data, que marca o “Dia Nacional da Economia Solidária”, várias atividades serão desenvolvidas no município como panfletagem, debates e oficinas. O evento tem como objetivo informar a população sobre a importância da inclusão social, através da economia solidária. Este ano, o homenageado é Chico Mendes, seringueiro que se destacou pela luta a favor da preservação da Amazônia. A coordenadora Técnica da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (ITEP), Nilza Franco Portela, que também é representante do planejamento das atividades, fez o convite.

“Convidamos a todos os empreendimentos, agricultores familiares, assentados, quilombolas, artesãos, redes, cooperativas, associações, gestores públicos, Universidades de apoio ligadas a economia solidária e a todos que tiverem interesse para participarem deste grande momento”, destacou.

Programação completa:

• 13 horas – Plenária do Fórum (Casa Villa Maria);

• 16 horas – União das partes do Manto na Praça do Liceu (espaço aberto);

• 16h30min – Caminhada pela Praça e ao redor da Câmara Municipal;

• 17 horas – Encontro na Câmara de Vereadores com o Presidente Ver. Edson Batista e Vereadora Auxiliadora (autora do texto da ES na LOM);

• 18 Horas – Encerramento: Cobertura das escadarias da Câmara com o Manto ECOSOL.

Sobre a economia solidária: é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Compreende-se por economia solidária, o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizados sob a forma de autogestão.