Por Secretaria-Executiva do FBES

Neste dia 15 de dezembro comemoramos o Dia da Economia Solidária, data em homenagem ao Chico Mendes, por sua luta em defesa da floresta e dos povos da Amazônia. Para nós, a construção do bem-viver é um ideal de desenvolvimento sustentável, social, econômico e ambientalmente justo, através da promoção e defesa do trabalho associado.

Abaixo listamos nossas principais ações no ano de 2014:

Encontros do FBES

5 Encontros Regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) avançando na configuração da estrutura e articulação do FBES

4 Encontros da Coordenação Executiva

XII Encontro da Coordenação Nacional do FBES marcada pelos debates sobre a conjuntura política pós eleições 2014

PL 4685/2012

Realizamos diálogo e incidência junto ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – UNICAFES e Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura – CONTAG. onde construímos carta conjunta em prol da aprovação desta e de outras leis. Nesta ação a carta foi entregue a Presidente Dilma Rousself –

Em 2015 o PL ainda segue na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – CAPA-DR. Mas neste ano que vem, nos esforçaremos mais pela implementação desta lei que beneficiará milhares de empreendimentos econômicos solidários.

Cirandas

Mutirões virtuais e presenciais pelo país para ativação das páginas dos EES

Adaptação para celulares e tablets

Campanha do aplicativo para o facebook #CirandasNoFace

Melhoria nas funcionalidades do Cirandas

III CONAES

Construção de documentos norteadores para as etapas da conferência, a partir dos documentos da V Plenária Nacional de Economia Solidária.

Construção, articulação e participação nas etapas locais, estaduais e nacionais.

Presença da presidenta Dilma Russeff com importante fala referendando o movimento.

Mobilizações

Participação e parceria junto à outros movimentos de economia solidária, como o III Encontro Nacional de Agroecologia, fortalecendo mutuamente as bandeiras; articulação para o plebiscito pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Politico, entre outros.

Articulação pela Reeleição de Dilma Rousself.

Campanha de Apoio pelo PL 4685/2012 – PL da Economia Solidária.

Aprovação e lançamento do Prêmio Sandra Magalhães de Boas Práticas em Economia Solidária, através de parceria entre o BNDES e SENAES, avançando na consolidação da economia solidária no BNDES.

Sistema Nacional do Comérico Justo

Criação do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL) e registro dos primeiros empreendimentos, a partir SIES, dando inicío ao reconhecimento público das iniciativas solidárias.

Leis Aprovadas

Lei n. 7576/2014 – Lei Estadual de Economia Solidária (Alagoas).

Lei n. 14.923/2014 – Lei Municipal de Fomento a Economia Solidária (Campinas – SP).

Lei 6684/2014 – Dispõe sobre a Política Pública de Consumo Consciente no Estado do Rio de Janeiro.

Avanço nas negociações para tramitação da lei geral das cooperativas.

Aprovação do marco regulatório das organizações da sociedade civil.

Além disso, gostaríamos de anunciar que a Secretaria-Executiva do FBES, a partir de janeiro/2015 começa a funcionar em novo local. Através de parceria com a CONTAG a Secretaria ficará alocada em seu núcleo-sede.

Aproveitamos para desejar um ótimo natal e ano novo, que 2015 venha com toda energia para o fortalecimento do movimento de economia solidária.