Fonte: avozdacidade

Evento discutiu propostas definidas nas Conferências Regional, Estadual e Nacional de Economia Solidária realizadas em 2014

Informar os potenciais agentes promotores do desenvolvimento da economia solidária na Região do Médio Paraíba, apresentar e discutir as propostas definidas nas Conferências Regional, Estadual e Nacional de Economia Solidária realizadas em 2014 e definir estratégias de continuidade de constituição de uma rede da economia solidária na região, com perspectivas futuras de criação do Fórum Regional de Economia Solidária do Médio Paraíba. Esses foram os principais objetivos do III Seminário de Economia Solidária do Médio Paraíba, realizado no último sábado, no campus da UFF, no Aterrado – Volta Redonda. Representantes de empreendimentos de economia solidária, do poder público, de movimentos sociais, de universidades e de igrejas participaram do evento, que envolveu os municípios de Pinheiral, Volta Redonda, Piraí, Barra do Piraí, Valença, Barra Mansa e Resende.

O seminário foi conduzido pelo professor adjunto da UFF, Luiz Henrique Abegão, que fez uma explanação sobre o panorama da economia solidária na região e os benefícios que essa outra forma de fazer economia – que preza pela autonomia, autogestão e solidariedade – traz para a sociedade, promovendo o desenvolvimento local e sustentável.

Abegão também debateu questões sobre as melhorias das formas de trabalho que podem ser feitas para que a economia solidária ganhe cada vez mais espaço. Sobre o III Conaes, o professor lembrou que o evento teve mais de 1,2 mil delegados, sendo 63% composto por mulheres e com representações de vários segmentos. O Conaes contou com apresentações culturais, mostra e cantina da economia solidária e teve a presidente Dilma Roussef na abertura, destacando o trabalho do Senaes e ressaltando a importância de fortalecer o movimento.

Presente ao Seminário, a deputada estadual Inês Pandeló (PT) falou sobre a importância de transformar a economia e a sociedade respeitando o meio ambiente, a democracia e a igualdade, tendo como centralidade as pessoas e não o capital. Inês, que foi presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), é autora das leis 5.315/08 e 5.872/11, que cria o Conselho Estadual da Economia Solidária e o Programa de fomento à Economia Popular Solidária, respectivamente. “Meu mandato sempre objetivou a construção da formação da sociedade, para que esta seja cada vez menos capitalista e mais socialista no sentido de que as pessoas sejam respeitadas e possam participar cada vez mais. Meu mandato termina em janeiro, mas o movimento poderá sempre contar com a minha militância”, lembrou a deputada, informando sobre uma audiência pública que será realizada na Alerj, no próximo dia 10, às 14 horas, para debater a legislação e necessidades do projeto.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Volta Redonda, Gloria Amorim, também participou da atividade na UFF e parabenizou os organizadores pelo comprometimento com a luta. “É muito importante investir nesses grupos organizados”, ponderou.

O seminário foi promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da UFF, pela Cooperativa de Catadores Cidade do Aço, Cooperativa Folha Verde, Associação de Economia Solidária de Pinheiral (AESP) e o mandato da deputada Inês Pandeló (PT), e contou com o apoio das Secretarias Municipal de Cultura, Políticas Públicas para Mulheres e Ação Comunitária.