Fonte: G1

O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica desembarcou em Porto Alegre por volta das 9h30 desta quarta-feira (10). Pela manhã, ele visitou as instalações de uma cooperativa de reciclagem em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana. O projeto envolve outras cinco cidades gaúchas, uma cooperativa do Uruguai e outra de Minas Gerais.

No local, ele foi recebido sob aplausos e falou a catadores e classificadores. Defendeu a economia solidária e disse que é preciso lutar contra as grandes economias e a dependência patronal. Segundo ele, é preciso mostrar que os pobres e os trabalhadores podem ser “patrões deles mesmos”.

Na cooperativa, vai funcionar um dos eixos da cadeia binacional do PET, que vai transformar plástico em produtos como bolsas e roupas. José Pepe Mujica foi recepcionado em Porto Alegre pelo governador Tarso Genro (Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini)José Pepe Mujica foi recepcionado em Porto Alegre pelo governador Tarso Genro (Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini)

Ao desembarcar em Porto Alegre, Mujica foi recepcionado no terminal aéreo pelo governador do estado, Tarso Genro, que acompanha a visita do uruguaio. A passagem envolverá uma série de encontros relativos às ações de cooperação entre o Rio Grande do Sul.

Às 14h, no Palácio Piratini, será realizado um ato solene de celebração das relações, junto a uma apresentação das ações de cooperação desenvolvidas entre gaúchos e uruguaios. Em seguida, será concedida entrevista coletiva no Salão Alberto Pasqualini.

Às 18h, no salão de atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mujica será painelista da 5ª edição do Seminário Internacional Universidade, Sociedade, Estado, que traz o tema “Desenvolvimento Sustentável para a Integração Regional do Cone Sul”. Embora aberto ao público em geral e com entrada franca, o evento não tem mais ingressos disponíveis.