Fonte: http://www.abcdoabc.com.br/maua/noticia/incubadora-itinerante-maua-abre-curso-economia-solidaria-21898

A Incubadora Pública Itinerante, da Secretaria de Trabalho e Renda, está com inscrições abertas para 40 vagas no curso de introdução à Economia Solidária. A formação será aberta a moradores das cidades do Grande ABC e composta por seis encontros quinzenais para apresentar conjuntos de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito. O primeiro encontro será realizado no próximo dia 24.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, o curso faz parte da política de fomento à Economia Solidária que visa promover o desenvolvimento socioeconômico por meio da geração de trabalho e renda. “Esse curso vai apresentar às pessoas os conceitos da Economia Solidária, que vem se tornando uma alternativa viável e próspera para trabalhadores que desejam produzir, comercializar e distribuir seus próprios produtos sob a forma da autogestão, individual ou coletivamente”, explicou.

INSCRIÇÃO – As inscrições serão realizadas até dia 22 de setembro ou até o preenchimento das vagas, no atendimento do programa Qualifica Mauá. Para se inscrever, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos, apresentar original e cópia do RG, CPF, carteira de trabalho (páginas 7, 8 e 9), e comprovante de residência.

SERVIÇO – A Incubadora Itinerante é uma ferramenta móvel que percorre os bairros da cidade oferecendo apoio à gestão econômica, financeira, administrativa, contábil, jurídica, social e ambiental para empreendimentos econômicos solidários. O projeto é baseado em quatro eixos: Sensibilização, Incubação, Comercialização e Banco Comunitário de Desenvolvimento.

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Tornou-se, nos últimos anos, uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

ATENDIMENTO – O atendimento do Qualifica Mauá, responsável pelas inscrições, está localizado dentro do CPTR, na Rua Manoel Pedro Junior, 45, próximo à Praça da Bíblia. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone para contato é 4514-6141.