Divulgado por Mônica Vilaça

De 22 a 26 de julho de 2014 reuniu-se em Lagarto, Sergipe o XII Fórum de Educação Popular e o IX Fórum de Educação Popular com o tema “Educação Popular e Juventude: o que você tem a dizer?”. Com a mobilização provocada pelo Centro de Formação de Economia Solidária do Nordeste conseguimos articular jovens do Rio Grande do Norte, do Piauí, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco, além de educadoras e educadores de diversas redes da economia solidária do Nordeste.

Nossa juventude está aí, nos mais diferentes lugares, com diferentes experiências e caminhadas. Somos uma juventude que vem com o desejo de pensar novas formas de construir nosso lugar de ação e organização, uma juventude que procura uma nova estratégia para pensar o mundo.

Temos uma juventude na Economia Solidária que está nos empreendimentos, nas organizações de juventude, que são estudantes, agricultoras e agricultores, filhos e filhas de militantes da economia solidária, trabalhadoras e trabalhadores, no campo e na cidade mas percebemos que esta juventude ainda não tem visibilidade. É uma juventude presente, mas que não se organiza dentro da economia solidária como um coletivo de juventude com demandas próprias.

Nós temos nos deparado com muitas questões neste nosso tempo: violência, falta de acesso e precarização do trabalho, educação precária, degradação do meio ambiente. Precisamos buscar esta juventude, e o diálogo que precisamos fortalecer e consolidar parte dos princípios da economia solidária, é por solidariedade, cooperação, autogestão, autonomia na luta, na vida e no trabalho.

Esta é uma geração que não foi chamada para o diálogo, e queremos sim participar dos processos. Sentimos falta de processos de formação dirigidos à juventude, mas quando falamos de serem voltado para a juventude queremos que sejam construídos em diálogo com a juventude. Queremos ser protagonistas dos espaços em que participamos, queremos reconhecimento de nossa participação.

Propomos aos Fóruns Estaduais de Economia Solidária a articulação de coletivos de juventude como já acontece hoje no Rio Grande do Norte.

A participação da juventude precisa ser compreendida e acolhida a partir da sua diversidade que vai muito além dos segmentos, empreendimentos, entidades e gestores, que hoje constituem a economia solidária. Acolher a juventude é estratégico para o futuro da economia solidária.

Solicitamos da Secretaria Nacional de Economia Solidária políticas dirigidas a juventude da economia solidária.

Precisamos construir encontros de juventude da economia solidária nos estados e para isso precisamos dialogar com projetos, fóruns, redes e movimentos sociais, parceiros e instituições que estejam no nosso campo de construção.

Queremos das redes de educadoras e educadores da economia solidária a disponibilização de oficinas nos estados dirigidas, construídas e realizadas pela juventude e para a juventude.

Precisamos construir ações de intercâmbio da juventude da economia solidária durante os encontros estaduais.

Propomos que no Encontro Nordestino de Educação em Economia Solidária a ser realizado pelo CFES tenhamos um espaço para a articulação da juventude.

Propomos que em 2015 realizemos um Encontro Nacional de Juventude no Nordeste.

Precisamos pensar nossa comunicação, utilizando ferramentas diversas para nossa articulação, vamos através destes espaços de comunicação socializar ações que faremos e experiências que já temos.

Solicitamos a divulgação desta carta pelos fóruns, pelas redes, no site do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, no Cirandas e esperamos de quem ler este documento retornos. Queremos ouvir as reflexões e contribuições que venham a ampliar as primeiras propostas que estamos aqui apresentando.

Chamamos as jovens e os jovens dos demais estados a se somarem a nós nesta mobilização e construção.

Juventude ECOSOL Avança! Avançaremos

Amanda Taís – RN – amandaferreira071@yahoo.com.br

Ana Lúcia Ferreira – PE – analucia07ferreira@hotmail.com

Ana Luisa Gadelha – RN – lu_gadelha@hotmail.com

Érica Lima – SE – ericalorac@yahoo.com.br

Fernanda Monteiro – AL – fernandamonteiro.al@gmail.com

Gardel Estênio – PI – gardel_eterno@hotmail.com

Ingrid da Silva Ferreira – RN – ingridsilvarn@outlook.com

Isaías da Silva Araújo – RN – isaiaspj1@hotmail.com

Maria de São Pedro – SE – venhamimver@hotmail.com

Maria Geneilda – SE – marymendes828@hotmail.com

Maria Luciene Santos – RN – luciene_17santos@hotmail.com

Messsias Oliveira – SE – messias_pinhao_se@hotmail.com

Renato Galdino – RN – galdinofernandes@hotmail.com

Sandyeva Francione – RN – sandyevafrancione@hotmail.com

Silvia Santos – SE – silviabistro@gmail.com

Valtércio Moreira – RN – tercioabcfc@hotmail.com

Confira a carta em pdf: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1899&Itemid=99999999