Fonte: Instituto Kairós

Há um grande risco de a Feira Orgânica que ocorre no C.E. Modelódromo do Ibirapuera (SP) acabar. De acordo com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, atual gestora do Centro Esportivo (C.E), há impossibilidade de permanência da Feira Orgânica no local, pois (1) “ a legislação atual só permite a realização de feiras em ruas ou parques municipais” e (2) a “feira causa prejuízo às atividades esportivas do equipamento”. A partir do dia 16 de agosto de 2014, a Feira não poderá mais funcionar no C.E. Modelódromo.

Esta Feira de Orgânicos é uma feira municipal, que acontece desde novembro de 2012 no Modelódromo do Ibirapuera, instituída pela Portaria nº 044/SMSP/ABAST/2012 e que atende a todas as regulamentações. É promovida pela Supervisão de Abastecimento da Sec do Trabalho Municipal com apoio das entidades: AAO, ABD, ANC, Instituto Kairós, Mov. Slow Food e Cooperapas. Os feirantes atendem a edital de chamada pública e pagam taxa pública para participarem da feira.

Ademais, a Feira propõe melhor qualidade de vida para todos: fomenta a agricultura familiar orgânica, a economia solidária, o cooperativismo no nosso município e em diversas regiões e contato direto entre produtores e consumidor final. O consumidor ganha vida mais saudável pelo consumo de produtos orgânicos (produtos orgânicos são mais nutritivos) e incentiva o produtor rural, principalmente jovens agricultores, a permanecerem na área rural, protegendo assim o meio ambiente, recursos hídricos (entre eles a áreas de mananciais de nosso município que abastece 30% de água da nossa população).

Solicitamos que cada entidade que deseja apoiar encaminhe este e-mail para: anaflaviab@terra.com.br e atendimento@aao.org.br colocando no ASSUNTO o nome da Entidade antes do titulo: APOIO À FEIRA DE ORGÂNICOS NO MODELODROMO DO IBIRAPUERA. E por favor nos passar os seguintes dados:

NOME

RG/CPF ENTIDADE QUE REPRESENTA

FONE DE CONTATO

Além de acesso a alimentos saudáveis com total sinergia às práticas esportivas, a Feira oferece espaço de lazer, cultura e educação, a exemplo das Barracas de café orgânico e a de garapa, suco verde e tapioca com espaço com mesas para as pessoas se reunirem; as Rodas de Conversas, sendo esta mais uma oportunidade que a feira oferece de encontro, lazer e troca de saberes; está de acordo com a proposta do programa Saúde nos Esportes da Secretaria dos Esportes e com a proposta do C.E. Modelódromo do Ibirapuera de estimular atividades de esportes e lazer para esportistas e pessoas do entorno (vide programação em anexo); o Chef na Feira – mensalmente um chef renomado é convidado para oferecer dicas de gastronomia e orientar a prática de Segurança Alimentar e Nutricional; o Parquinho de Pneus, parceria com a ONG Arte em Pneus em 2013 que montou ali o parquinho de pneus, que tem sido desde então uma sensação para atrair crianças filhas de consumidores e de usuários das diversas modalidades esportivas do espaço, bem como atende durante a semana as crianças da escola municipal ao lado.

Tirar a Feira do local irá desorganizar o que já está organizado e com ótimos resultados para consumidores e produtores e para a comunidade local.

Solicitamos também o apoio individual na petição pela permanência da Feira no Modelódromo: http://www.avaaz.org/po/petition/Prefeito_de_Sao_Paulo_Fernando_Haddad_e_secretario_do_esporte_Celso_Jatene_Volta_da_feira_organica_agricultores_no_Model/

Mais informações sobre a feira:facebook.com/feira.ibirapuera

APOIO À FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS E EM CONVERSÃO AGROECOLÓGICA NO C.E. MODELÓDROMO DO IBIRAPUERA

Excelentíssimo Senhor Prefeito,

Os signatários desta carta pedem a Vossa Excelência, Chefe do Poder Executivo da Cidade de São Paulo, que atue com vistas a impedir o encerramento da Feira de Produtos Orgânicos e em Conversão Agroecológica realizada no C.E. Modelódromo do Ibirapuera, que funciona em absoluta conformidade com a legislação, tem total sinergia com as atividades esportivas oferecendo alimentação saudável para esportistas e assegura um espaço nobre de comercialização de alimentos orgânicos e de convivência para a comunidade local, trazendo apenas benefícios aos produtores, consumidores e à comunidade. As entidades que assinam esta carta integram pelo menos um dos seguintes movimentos: Entidades integrantes e apoiadoras da Feira; Plataforma de Apoio à Agricultura Orgânica na Cidade de São Paulo; Frente Suprapartidária Parlamentar do Estado de São Paulo em Defesa da Produção Orgânica e da Agroecologia; Frente pela Alimentação saudável, pala Agricultura orgânica e Contra o uso de agrotóxicos; CPOrg- SP ; MUDA-SP; Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida; Comusan; Consea SP; Consea Nacional ; CADES; Agenda 21/ ODM/Movimento Nossa São Paulo;Food Revolution Day; Rede de Grupos de Consumo.

NOME

RG/CPF

ENTIDADE QUE REPRESENTA