Divulgado por Mônica Vilaça (monicavilaca2@yahoo.com.br)
As Cartas Pedagógicas que aqui apresentamos são fortes, bonitas e propositivas. Elas foram construídas em momentos de reflexão e diálogo pelas e pelos participantes das Redes de Educadoras e Educadores em Economia Solidária, pelos Coletivos e Núcleos dos estados do Nordeste, no contexto de retomada das ações do Projeto CFES-NE (Centro de Formação e Apoio em Assessoria Técnica em economia Solidária – Região Nordeste), no período de abril a junho deste ano.
As palavras foram desenhadas a várias mãos, coletivamente, com cuidado, reflexão e vontade de compreender os processos educativos e organizacionais locais para avançar. As Cartas Pedagógicas trazem elementos de análise da realidade do Movimento de Economia Solidária nos estados do nosso Nordeste, que envolve também a preparação das Conferências rumo a III CONAES (III Conferência Nacional de Economia Solidária)
As Cartas Pedagógicas foram sugeridas pela Coordenação Pedagógica do CFES-NE com os seguintes objetivos: a) estimular a reflexão sobre a realidade na qual estamos inseridas e inseridos para dar mais clareza na elaboração de propostas para a ação de educação em economia solidária; b) exercitar a análise e a escrita para termos registros de nossas aprendizagens e sistematizar a produção coletiva de saberes; c) favorecer a socialização das reflexões entre as educadoras e os educadores do NE e de outras regiões.
Sugerimos algumas perguntas orientadoras, mas deixando o coletivo livre para construir sua própria reflexão. As perguntas que fizemos aos coletivos reunidos foram: como está o movimento de economia solidária no estado ou nos espaços onde atuam? Como tem-se dado a participação das educadoras e dos educadores nos Fóruns? Como as redes e coletivos de educadoras e educadores têm se organizado? Como tem-se dado a organização e participação nas Conferências territoriais e estadual de Economia Solidária? Questões importantes para despertar o olhar de cada uma e de cada um sobre e para a ação de educação de Economia Solidária frente as contradições e desafios em cada território e perceber os acertos, entender as falhas e ajudar a enfrentar os desafios.
A Carta, portanto, é uma ferramenta pedagógica que nos ajuda na construção do conhecimento de forma compartilhada, somada, dividida e multiplicada. Elaborada em grupos de trabalho coletivo, embora ainda faltem três coletivos concluírem suas cartas, queremos socializá-las para os membros do Conselho Gestor do CFES-NE, as redes, grupos, coletivos e pessoas que fazem a educação popular e atuam na economia solidária.
Por isto é uma Carta: de alguém para alguém. De muitas e muitos para muitas e muitos! Fazendo juntos, sempre! E como toda carta, queremos respostas para seguir na comunicação e ação pedagógica.
Saudações Solidárias,
Alzira Medeiros
Helena Tenderini
Mônica Vilaça
Coordenação Pedagógica CFES-NE
Acesse a carta em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1895&Itemid=18