Fonte: http://www.noticias.ms.gov.br/
Campo Grande (MS) – A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) com a Comissão Organizadora Estadual, Fórum Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul, Sebrae MS, municípios e parceiros realizam nos dias 26 e 27 de junho a III Conferência Estadual de Economia Solidária de MS, cujo tema é Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável.
No primeiro dia, o evento conta com a presença do secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paul Israel Singer, que abordará sobre o tema “Balanço e Perspectivas da Economia Solidária“. Paul Singer é um dos principais estudiosos sobre a economia solidária no Brasil. A III Conferência Estadual acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, localizado na avenida Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes, às 7h30.
A Economia Solidária pode ser definida como uma maneira diferente de as pessoas se organizarem em torno de seu trabalho e dos benefícios que este pode produzir. É também uma forma de produção e consumo voltados prioritariamente à valorização do ser humano e da natureza.
A construção de uma Política Pública Nacional de Economia Solidária é um processo sistemático de reconhecimento de direitos de cidadania pelo Estado, sobretudo dos trabalhadores(as) das iniciativas econômico-solidárias. Como compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul, a Política Pública é priorizada e desenvolvida pela Funtrab, por meio da Coordenadoria de Trabalho e Economia Solidária.
Conforme o decreto “P” nº 935 de 07/03/2014, o governador do Estado designou a Comissão Organizadora, constituída por representantes de diversos segmentos como: representantes do poder público (25%); organizações da sociedade civil, entidades de fomento e de apoio à economia solidária (25%) e empreendimentos econômicos solidários (50%).
No Estado foram realizadas três Conferências Regionais de Economia Solidária (Dourados, Anastácio e Campo Grande) em que foram discutidos os avanços, limites e desafios da Economia Solidária em MS; processo de integração das ações e apoio fomentados pelos governos e sociedade civil; construção de Planos Regionais de Economia Solidária, além de oferecer subsídios para o Plano Estadual a serem debatidos na III Conferência Estadual de Economia Solidária. As Conferências Regionais objetivaram promover a elaboração dos planos territoriais de desenvolvimento da Economia Solidária, além de eleger delegados(as) para a III Conferência Estadual de Economia Solidária, considerando que a realização de Conferências Regionais é fator indispensável para a participação de delegados(as) nas Conferências Estaduais.
Em cumprimento ao decreto ”E” nº 29, de 31 de outubro de 2013, a III Conferência Estadual de Economia Solidária tem como finalidade discutir os avanços, limites e desafios da economia solidária; debater sobre o processo de integração das ações de apoio da economia solidária, fomentadas pelo governo do Estado e sociedade civil; elaborar planos regionais de economia solidária e, finalmente, elaborar um Plano Estadual de Economia Solidária.
As resoluções tomadas nas Conferências Regionais e na III Conferência Estadual são indispensáveis para a III Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), prevista para acontecer nos dias 26 a 29 de novembro, em Brasília/DF.