Fonte: http://www.estado.rs.gov.br

Visando a definir estratégias de ação, diretrizes e rumos da economia solidária, mais de 800 representantes de empreendimentos econômicos participaram, nesta sexta-feira (6), da 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária. O evento é promovido pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) e o Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol), no Clube Farrapos, em Porto Alegre.

Os representantes de iniciativas solidárias aproveitaram a oportunidade de proximidade com autoridades e representantes de governo que marcaram presença no evento para dar visibilidade a projetos e propostas. Também foram apresentadas sugestões de ações de incentivo para efetiva implementação de projetos de fomento aos empreendimentos econômicos solidários e alcançar resultados mais efetivos.

Doze regiões do Rio Grande do Sul, abrangendo cerca de 70 municípios estão representadas no evento. As principais demandas são: produção, comercialização e consumo; financiamento, crédito e finanças solidárias; acesso ao conhecimento, educação, formação e assessoramento; e, ambiente institucional, legislação e integração de políticas públicas. Também foram abordadas questões pertinentes aos gestores públicos, frutas nativas, agricultura familiar e alimentação, PET e reciclagem, confecção, lã, peixe, osso e pedra, serviços e artesanato.

O evento trouxe para a mesa de debates, Valmor Schiochet, diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Secretária Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego. Pesquisador e autoridade nas questões referentes à economia solidária, o diretor apresentou dados de mapeamento nacional de economia solidária, realizados pela Senaes. Mostrou o contexto do segmento e os resultados de pesquisas que atestam o perfil dos integrantes desses empreendimentos econômicos no País.

Programação

A 3ª conferência prossegue neste sábado (7), último dia do evento, com a presença do secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Carlos Luiz Rohr, e da diretora Nelsa Fabian Nespolo, do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária (Difesol), da Sesampe. A programação inicia com resgate e exposição das diretrizes definidas nas 12 conferências regionais promovidas pelo Difesol. Está prevista palestra do secretário Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, que vai abordar os limites, avanços e desafios da economia solidária no Rio Grande do Sul e Brasil.

Durante as atividades da tarde, será efetivada a aprovação das principais diretrizes propostas pelo segmento; apresentados os indicados para a Conferência Nacional de Economia Solidária; definido o grupo de trabalho para atuação no âmbito do Plano de Desenvolvimento Estadual da Economia Solidária; e expostas as determinações dos nove grupos temáticos.

Cesol certifica sete empreendimentos No sábado pela manhã, o Cesol vai conferir certificados a sete empreendimentos: Cooperativa de Trabalho dos Sociólogos Solidários (Coopsol Brasil), Associação Mulheres Educando e Semeando (Ames), Cooperativa de Trabalho de Costureiras Unidas (Univens), Cooperativa Mista e Solidária Utópica e Luta (Coopissul), Ecopapel, Cooperativa de Trabalho em Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos (Coopersol) e Associação de Mulheres Pinhalenses Viva Maria.

O documento de certificação é validado e emitido pelo Conselho Estadual da Economia Solidária (Cesol), após passar pela análise do Comitê Regional de Certificação. A certificação identifica empreendimentos solidários que atuam no Estado, os quais terão prioridade na execução das políticas públicas para o setor. Além da obtenção de tratamento diferenciado em certames licitatórios de compras e bens e serviços pelo governo do Estado, conforme respectiva Lei Estadual.

Conferência nacional

Um grupo de trabalho será constituído para sistematização das diretrizes e das resoluções decorrentes do encontro, que serão levadas à Conferência Nacional de Economia Solidária. Sob o tema “construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”, o evento ocorrerá entre os dias 26 a 29 de novembro, em Brasília.

Texto: Assessoria Sesampe

Edição: Redação Secom (51) 3210-4305