Fonte: http://portalcomunitario.jor.br

Quem não gosta mais de um objeto ou faz artesanato tem a oportunidade de ter algo novo sem gastar nada

Na sexta-feira, dia 30, a Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol) realizou o segundo Clube de Trocas em 2014. O ‘encontro’, realizado no Campus Central da UEPG, reuniu pessoas de todas as idades.

O intuito de fazer trocas, tanto materiais como de saberes, faz parte do projeto “Fortalecimento da economia solidária nos Campos Gerais”, patrocinado pela Petrobras.

Roupas, sapatos, decorações e utensílios domésticos podiam ser trocados. Alguns também levaram a produção própria para trocar. A artesã Letícia Forbeck faz brincos artesanais e fala sobre a iniciativa do Clube:

“É uma ideia diferente, antiga inclusive, quando as pessoas usavam o escambo como modo de mercantilização”. Letícia afirma, ainda, que na primeira edição do Clube de Trocas, fez novas amizades. “Hoje eu trabalho com uma amiga que conheci aqui no encontro do Clube de Trocas, diz”.

O estudante de Psicologia Nicolas Fialho, que participou pela primeira vez do projeto, diz que pretende acompanhar as próximas edições. “Trouxe um chapéu que não uso mais e alguns desenhos que faço”, conta, ao destacar que se trata de um evento dinâmico.

Embora seja um evento rápido e simples, um dos coordenadores do projeto, Francisco Brasil, explica que o Clube traz experiências de economia solidária aos participantes.

“É uma alternativa para países que estão em crise, como alguns da Europa, e a movimentação envolve cerca de um milhão de pessoas”, diz.

O Clube de Trocas deve ser realizado uma vez por bimestre. A proposta é que, em breve, o encontro seja realizado na feira de artesanato, realizada todo sábado, na Estação Saudade, ou no Parque Ambiental de Ponta Grossa.