Fonte: http://www.correiodoestado.com.br

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) promoverá junto com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Secretaria Nacional de Economia Solidária, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Fórum Estadual de Economia Solidária a III Conferência Regional de Economia Solidária em Campo Grande-MS. A Conferência será realizada nesta terça-feira (02), a partir das 8h, na sede do Clube Águas do Pantanal.

Reunirá 100 participantes representando os 30 municípios que compõem o território sede de Campo Grande. Em Mato Grosso do Sul as Conferências Regionais foram dividas em três municípios sede: Campo Grande, Anastácio e Dourados; e são etapas preparatórias para a realização da III Conferência Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul.

O encontro objetiva reunir os 30 municípios que compõem a região sede de Campo Grande promovendo painéis com debates sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária. O encontro visa à elaboração das propostas para o Plano Estadual de Economia Solidária para ser levada à III Conferência Nacional de Economia Solidária no mês de novembro em Brasília.

As atividades regionais preparatórias terão como tema: “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”.

Participarão dos painéis gestores públicos, entidades de apoio e fomento à Economia Solidária e Empreendedores de Economia Solidária, que terão como pauta, realizar um balanço sobre avanços, limites e desafios da Economia Solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil. Levantar os processos de integração das ações de apoio a Economia Solidária, além da elaboração dos planos municipais, territoriais e estaduais de Economia Solidária para a formulação do Plano Nacional de Economia Solidária, contendo visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação; programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da Economia Solidária no país.