Por Cirandas@fbes.org.br

Numa época de explosão do uso de celulares com conexão à internet, uma maior interatividade cresce e impulsiona a circulação de informações entre as pessoas, embora ainda de forma desigual em nosso país.

Neste contexto, o Cirandas.net, a rede social e econômica da economia solidária cresce para um público que aos poucos se aproxima das redes sociais, oferecendo ferramentas na internet, em software livre, para apoiar a articulação econômica, social e política de quem faz Economia Solidária e assim fortalecer este movimento social. A proposta do Cirandas.net é ser um espaço democrático de divulgação da economia solidária e da busca de seus produtos e serviços para consumidores e consumidoras.

No caminho deste fortalecimento segue em marcha a campanha no Catarse, plataforma de projetos colaborativos, para fortalecer o Cirandas.net a partir de sua maior integração com o Facebook, no projeto “Ajude a economia solidária a ocupar o Facebook”. Para isso, pretende-se desenvolver um aplicativo que permitirá que os conteúdos do Cirandas.net estejam automaticamente replicados no Facebook, sendo possível criar páginas dos empreendimentos de economia solidária do Cirandas.net para o Facebook.

Acesse o site em: www.catarse.me/cirandasnoface

A proposta é aproveitar a interatividade do Facebook para divulgar o que vem sendo feito pela economia solidária em cada canto do país, a partir dos conteúdos da plataforma livre da economia solidária, e assim, fortalecer o Cirandas.net em sua dinâmica, com mais estímulo para que os empreendimentos de economia solidária possam melhorar suas paǵinas, atualizar conteúdos e entrar nessa rede solidária. E também para que mais pessoas conheçam a economia solidária e se envolvam com suas práticas.

No site do projeto http://www.catarse.me/cirandasnoface estão descritos a forma de utilização dos R$ 23.457,86 solicitados e caso o valor seja ultrapassado outros dois produtos poderão ser desenvolvidos, ampliando a interatividade do Cirandas.net junto a celulares e tablets, além das demandas já sinalizadas pelos empreendimentos de economia solidária.

Também vale a pena conferir o vídeo de apresentação do projeto que contou com a participação de militantes do movimento de economia solidária de todas as regiões do país, trazendo a diversidade destas práticas.

Cada contribuição é muito valiosa na corrida do projeto, que tem agora 55 dias para atingir sua meta. Caso o valor não seja atingido os recursos não ficam disponíveis para o projeto. A criatividade é fundamental para mobilizar mais pessoas em torno da proposta, aproveitando conexões e redes sociais virtuais e presenciais.

Saiba mais pelo site: http://www.catarse.me/cirandasnoface