Fonte: http://redesul.am.br

Nesta terça-feira, 13/05, acontece no Mercado Público, um encontro do Fórum Regional de Economia Solidária. Participam lideranças da região de Vacaria e de Passo Fundo. Em discussão está o trabalho que vem sendo desenvolvido há um ano e meio com as frutas nativas, onde produtores da agricultura familiar já estão comercializando produtos com utilização de butiá, pinhão, goiaba, araçá e guabiroba.

O projeto tem a coordenação do Centro de Tecnologias Alternativas e Populares de Passo Fundo (Cetap). O coordenador, Alvir Longui, destaca que o pinhão e o butiá são os principais produtos da região dos Campos de Cima da Serra.

Também está acontecendo o primeiro Encontro Municipal da Economia Solidária, realizado pela Associação dos Artesãos de Vacaria em pareceria com o Cetap. A presidente, Ana Zardo, ressalta que o principal objetivo é apoiar os artesãos na sua organização e comercialização de produtos em eventos fora do município.

A próxima participação dos agricultores e artesãos de Vacaria será na Feira de Santa Maria, que acontece de 17 a 20 de julho.