Por Kilma Ferreira – Assessoria de Comunicação da Cáritas Nordeste2

Em novembro deste ano, representantes do poder público, de organizações da sociedade civil e de empreendimentos econômicos solidários estarão em Brasília (DF) para a 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), que discutirá temas como a integração das ações de apoio à economia solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil.

Até novembro a discussão será aquecida por vários momentos de reflexões e debates, bem como muitas etapas deverão ser concluídas, a exemplo das conferências regionais, estaduais e nacional.

Em Pernambuco, na última terça-feira (25), na cidade de Garanhuns, foi concluída mais uma rodada de preparativos para a 3ª Conaes. A atividade reuniu representantes da sociedade civil, entre eles o secretário da Cáritas Brasileira Nordeste 2, Angelo Zanré, a animadora regional do projeto nacional de Fundos Solidários, Rosana Pontes, a representante da Cáritas Diocesana de Garanhuns, Flavianeide Pereira, e Catarina Márcia da Silva, da Cáritas Diocesana de Pesqueira. Além de integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetape), Conselho Estadual de Economia Popular Solidária (CEEPS-PE), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e sindicatos de trabalhadores rurais.

De acordo com Rosana Pontes, a reunião possibilitou discutir sobre os detalhes e incidência dos participantes durante as conferências regionais, estaduais e nacional. Ainda segundo ela, como encaminhamento o grupo agendou uma data para realização de uma oficina preparatória para a conferência regional, que acontecerá em Garanhuns. A oficina será no dia 14 de abril, das 9h às 15h, no município.

Parceria: Nesse mesmo dia (25), uma comissão formada por representantes da Cáritas Nordeste2, Secretaria de trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco (STQE-PE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e CEEPS-PE se reuniu com o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis. Segundo Zanré, o objetivo da reunião foi dialogar com a prefeitura para conseguir um apoio para realização da conferência regional que será sediada na cidade.

Na ocasião, a gerente de EcoSol da STQE-PE, Zafira Peixoto, explicou sobre o processo e as etapas para realização das conferências que acontecerão no Estado. O secretário da Cáritas Angelo Zanré, falou sobre a organização e atuação do movimento de economia solidária na região Agreste de Pernambuco.

“O prefeito informou que a conferência regional será sediada no município da melhor forma possível, bem como colocou um secretário à disposição para apoiar na organização e encaminhamentos necessários para a realização do evento”, explicou Rosana Pontes. Conferência: a 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes) acontecerá entre os dias 26 a 29 de novembro, em Brasília (DF). O tema central é “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”.

Calendário das conferências municipais, regionais e estadual de Economia Solidária:

REGIONAL: Mata Norte Data: 22 e 23 de abril Local: Carpina

Mata Sul Data: 28 e 29 de abril Local: Palmares

Sertão 01 Data: 05 e 06 de maio Local: Afogados da Ingazeira

Sertão 02 Data: 08 e 09 de maio Local: Ouricurí

Agreste 01 Data: 12 e 13 de maio Local: Garanhuns

Agreste 02 Data: 15 e 16 de maio Local: Gravatá

RMR Data: 19 e 20 de maio Local: Jaboatão dos Guararapes

MUNICIPAIS Jaboatão Data: 10 e 11 de abril Local: Jaboatão dos Guararapes

Recife Data: 30 de abril Local: Recife

ESTADUAL Data: 09, 10 e 11 de junho| Local: Recife