Divulgado por Joylson

O carnaval de Salvador é considerado a maior festa de participação popular do mundo, pois reúne mais 2 milhões de pessoas na capital baiana, no entanto, enquanto muitos se divertem, os catadores e catadoras do projeto Eco Folia Solidária trabalham de maneira intensa nos circuitos da festa, para coletar os resíduos que são descartados de maneira inadequada pelos foliões.

Neste Carnaval foram beneficiados 1.104 (mil cento e quatro) catadores não cooperativados e 200 cooperativados que coletaram 70.101,9 (setenta toneladas, cento e um quilos e nove gramas) de materiais recicláveis: Latas de alumínio, garrafas pet, plástico filme, copos plásticos, papelão, tetrapak, vidro e óleo de fritura usado.

O Projeto que é coordenado pelo Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB) está em sua 11º edição contribui de maneira significativa na redução dos impactos ambientais, no combate ao trabalho infantil, na inclusão do catador, no fomento a economia solidária, além de remunerar os catadores pelo serviço ambiental urbano prestado.

“É o meu primeiro ano que participo, gostei muito do Projeto, além de ter me ajudado financeiramente, pois sou mãe solteira, tenho 05 filhos e sou sozinha para tudo”, conta a catadora Marília Santos, que tem 25 anos e mora em Cajazeiras. Para Roque Antônio dos Santos, que mora em Valéria, as refeições disponibilizadas nos dias do Projeto ajudam a enfrentar o trabalho árduo feito no circuito, “Aqui a gente toma café, almoça e janta e isso é muito bom”. Ele para, pensa e completa :“Ah, e ainda dar pra tirar um trocado bom nesses dias de trabalho”, diz sorridente, o catador

Dificuldade

O Rei Momo já tinha recebido as chaves da cidade e os locais em que acontecem o projeto ainda não estavam em perfeito estado de funcionamento. As cinco Centrais de Apoio ao Catador espalhadas no circuito: Ladeira da Montanha, Dois de Julho, Barra, Ondina e Politeama ainda não tinham sido montadas por completo pela Prefeitura de Salvador.

“Dois dias antes de começar o Carnaval, todas as Centrais deveriam ser entregues para o pleno funcionamento do Eco Folia Solidária, conforme acordo oficializado com a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e isso não aconteceu”, conta Joilson Santana, representante do CCRB.

Segundo Santana este ano o trabalho foi muito positivo, porém marcado por alguns problemas que comprometeram o resultado da campanha. Além da chuva intensa que caiu em Salvador durante o carnaval “não tivemos em período hábil uma estrutura montada com as condições básicas para que as Centrais funcionassem bem: Energia, divisórias, também identificamos como fator dificultador da campanha a presença de atravessadores que se instalaram próximo as Centrais, explorando os catadores ao comprar os materiais recicláveis com o preço abaixo do mercado”.

Mesmo com esses percalços e contratempos mais uma vez o Projeto Eco Folia Solidária deixa uma marca positiva no Carnaval de Salvador, com um saldo de mais de setenta toneladas de resíduos coletados que contaminariam rios, mares e córregos da capital baiana, além de fomentar a economia solidária beneficiando mais de mil catadores e catadoras que durante a folia puderam trabalhar e ser remunerados pelo serviço ambiental urbano feito durante a festa

Além do Carnaval

Os representantes do CCRB tem por objetivo tornar o Projeto uma ação de políticas públicas, para que a garantia de atendimento ao catador seja realizada durante todo ano, nos seus direitos básicos de saúde, habitabilidade e trabalho. A meta é garantir que os recursos aplicados no Carnaval pelo Estado, Município e o setor privado sejam investidos para além de uma iniciativa pontual.

O Eco Folia Solidária 2014 conta com o patrocínio do Governo do Estado, através do programa Vida Melhor, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes) e Casa Civil, além da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Semop) e da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e apoio da Coopcentral.

Crédito das Fotos: Naiara Leite – (Foto da senhora) André Frutuôso (Foto do grupo).