Divulgado por Samara Francione (francionesilva@outlook.com)
O FPES (Fórum Potiguar de Economia Solidária) organiza a atuação da juventude na dinâmica do GT Juventude do FPES, demanda provocada na V Plenária Nacional de Economia Solidária aos fóruns estaduais. A atuação da juventude a partir dos EES e também dentro dos movimentos social mistos, já registrada em todo contexto da Economia Solidária RN. A intervenção do GT Juventude está centrada no fortalecimento da auto-organização das e dos jovens dentro da militância. Sua visão de mundo e o que quer transformar se dá a partir de um olhar critico em questões de classe, gênero, raça/etnia e políticas fomentando e fortalecendo as praticas da economia solidária.
O processo de construção de espaços de formação para jovens militantes da ECOSOL tem sido um desafio para o FPES. Mas FPES entende que com ações planejadas o GT Juventude construirá uma atuação voltada para a luta pelas transformações estruturais da sociedade e uma agenda permanente de roda de conversa. Todavia, FPES provocou várias iniciativas para a Juventude, as quais todas e todos jovens responderam às mobilizações em torno da temática, representando a construção de um novo momento na Economia Solidária, com uma agenda concreta e voltada para a mudança e construção de pautas em políticas para o GT Juventude do FPES.
Dentro de uma caminhada de fortalecimento da juventude na e da economia solidária desde 2013, foi formada uma comissão para organizar a conferência temática estadual de juventude, a ser realizada entre 28 e 29 de março, em Caicó-RN, com a participação de 60 jovens distribuídos pelas regiões do estado e com apoio para viabilizar a atividade.