Fonte: http://www.estado.rs.gov.br

A Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) informa que já está agendada para os dias 24 e 25 de maio a Conferência Estadual de Economia Solidária. As demais conferências acontecem em 12 regiões do Estado. Já possuem datas definidas as seguintes regiões: Campanha (02/04), em Bagé; Litoral (04/04), em Torres; Vale do Rio dos Sinos (05/04), em Canoas; Planalto ( 25 e 26/04), Passo Fundo; Central ( 26/04), Santa Maria; Sul ( 26/04), Rio Grande; Metropolitana ( 30/04), Porto Alegre.

As datas foram apresentadas pela diretora da Sesampe, Nelsa Nespolo, no Encontro Nacional das Organizações das Conferências Estaduais de Economia Solidária, que ocorreu na semana passada, em Brasília. A reunião, organizada pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, teve como objetivo avaliar as atividades das comissões nos 27 Estados da federação no que diz respeito à economia baseada em um desenvolvimento integrado e sustentável. Foi aindai definida o período da Conferência Nacional de Economia Solidária, que vai ocorrer de 24 a 26 de novembro de 2014.

Segundo dados do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária (Difesol) da Sesampe, o Rio Grande do Sul conta com mais de 2 mil empreendimentos. O mapeamento elaborado pela Unisinos, juntamente com o Difesol, sobre a forma de organização desses empreendimentos, apontou que 52% são grupos informais, 30% associações, 16% cooperativas e 2% indefinidos.

Nessas iniciativas econômicas rurais e urbanas, os trabalhadores estão organizados coletivamente, como associações e grupos de produtores, cooperativas de agricultura familiar e de prestação de serviços. Também são incluídas empresas recuperadas que foram assumidas por trabalhadores em sistema de autogestão, redes de produção, comercialização e consumo, instituições de finanças solidárias, clubes de trocas, cooperativas de reciclagem entre outras.

Conforme Nelsa Nespolo, para que esses empreendimentos sejam fortalecidos é necessária a elaboração de políticas públicas específicas, planos, programas e ações com vistas a fomentar a economia solidária. Informações sobre a organização das conferências regionais podem ser obtidas pelo telefone (51) 3288.6565.

Texto: Assessoria Sesampe

Edição: Redação Secom (51) 3210.4305