Divulgado por ecofolia2014@gmail.com

Com o objetivo de melhorar, organizar e valorizar o trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis durante a folia, o Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB) inicia as atividades do Projeto Eco Folia Solidária (O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente) com a abertura da Central de Apoio ao Catador do Politeama, nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, às 14h.

Ao todo serão cinco Centrais distribuídas em pontos estratégicos do Carnaval de Salvador: Ladeira da Montanha, Dois de Julho, Barra, Ondina e Politeama. Os catadores avulsos, ou seja, aqueles que não integram cooperativas ou associações podem se cadastrar em alguma das unidades, levando RG e/ou CPF. Para que o trabalho seja realizado com segurança é disponibilizado um kit de proteção individual contendo botas, luvas, protetor auricular e fardamento, que por conta da Copa do Mundo, será na cor amarela e azul, fazendo uma alusão aos uniformes da Seleção Brasileira.

Os beneficiados pelo Projeto, além de ter direito a três refeições diárias, produzidas pela Rede de Alimentação de Economia Solidária, são remunerados pelo serviço ambiental urbano prestado durante a festa. O material recolhido é triado, prensado e armazenado.

“Neste carnaval completamos 11 anos de fortalecimento da ação dos catadores e catadoras de materiais recicláveis e contribuímos de maneira significativa na redução dos impactos ambientais, causados pelo descarte inadequado dos resíduos durante a folia, além de fomentar o trabalho da economia solidária”, pontua Joilson Santana, representante do CCRB.

Trabalho

Para Tereza Calabrich, que faz parte do Fórum de Erradicação ao Trabalho Infantil, o Projeto Eco Folia Solidária ajuda na sensibilização do catador, para que o mesmo compreenda que o serviço ambiental urbano não pode ser feito por menores. “Não é permitido que pessoas com menos de 18 anos trabalhem na coleta de resíduos sólidos. É uma atividade árdua, em que o trabalhador fica horas recolhendo material, na maioria das vezes em posições ante ergonômicas, além de carregar muito peso. Isso não é trabalho para criança e nem adolescente, que ainda está com o seu corpo em processo de formação”, enfatiza.

“Para que os catadores realizem a coleta seletiva nos camarotes existe um termo de parceria firmado entre a Prefeitura e essas instituições, com o objetivo de viabilizar o acesso dos cooperativados a estes locais”, informa Rosa Amália, Assessora de Planejamento da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb).

Este ano os seguintes camarotes terão coleta seletiva desenvolvida pelo CCRB através das cooperativas que integram a rede: Monte Pascoal, Salvador, Oceania, Schin, Reino, Fantasmão, Caixa Econômica, Daniela Mercury e Governador, além dos blocos CocoBambu, Me Abraça e Me Ama do Cantor Durval Lelis, e o Araketu todos abrem espaço para que os catadores recolham o material durante o desfile.

“O Governo do Estado tem consciência de que o trabalho realizado por homens e mulheres que fazem parte do CCRB é de fundamental importância, pois ajuda no saneamento ambiental e na saúde pública. Paralelo ao serviço de limpeza urbana, realizado institucionalmente pela Prefeitura, tem os catadores que retiram do circuito os resíduos sólidos e contribuem também para beleza da festa”, pontua Apio Vinagre, coordenador do Programa Vida Melhor Urbano, que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes).

Dados

Ano passado foram recolhidos mais de 70 toneladas de resíduos sólidos e líquidos, foram beneficiados 2.404 catadores e para este ano, a meta é atender 1100 catadores avulsos e coletar 70 toneladas de resíduos, para evitar que os mesmos acabem indo para mares, rios e córregos, preservando assim o meio ambiente.

Eco Folia Solidária 2014 conta com o patrocínio do Governo do Estado, através do programa Vida Melhor, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes) e Casa Civil, além da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Semop) e da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e apoio da Coopcentral.

Programe-se e apareça:

Data: 27/02/14

Horário: 14h

Local: Central de Apoio ao Catador do Politeama

Endereço: Rua Direita da Piedade, 381 – Politeama – Em frente ao SEMAL –

Centro de Medicina Ocupacional.