Fonte: Consea

Visando a construção de uma programação que impulsione a agricultura familiar, o Comitê Brasileiro do Ano Internacional da Agricultura Familiar teve sua primeira reunião nesta terça-feira (18). A reunião foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília, e contou com a presença das 49 entidades que compõem o comitê sendo 31 grupos da sociedade civil e 18 representantes do Governo Federal.

O secretário executivo do MDA, Laudemir Müller, falou que o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), declarado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), foi uma conquista reivindicada desde 2008, pleiteada por movimentos sociais e o governo brasileiro. O AIAF é muito importante não só para a agricultura familiar, mas, sim, para todos, que vão passar a conhecer ainda mais qual é o segmento que leva a maior parte de alimentos para a mesa da população mundial , afirmou Laudemir.

O secretário ressaltou a evolução do debate em torno da agricultura familiar em nível mundial. Há uns dez anos, discutíamos apenas a comercialização e o livre comércio entre os países, mas isso mudou, e mudou para melhor. Hoje, discutimos a agricultura familiar como projeto de desenvolvimento, como protagonista da segurança alimentar e da alimentação saudável no mundo , avaliou Müller.

Para a representante do Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MMTR-NE), Elizete Silva, o espaço é fundamental para uma maior valorização dos produtores. Estamos aqui debatendo o desenvolvimento do campo, a importância do rural brasileiro e como a agricultura familiar pode auxiliar a melhoria da alimentação, coisa que antes não tínhamos. Queremos continuar tendo esses espaços com o Governo Federal , garantiu.

Instituído durante as comemorações do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o Comitê Brasileiro do Ano Internacional da Agricultura Familiar foi criado no âmbito do MDA para planejar, propor, organizar e participar de atividades relacionadas ao ano comemorativo, festejado em 2014.

Segundo o chefe da Assessoria Internacional do MDA, Caio França, o governo federal realizará um conjunto de atividades previstas para celebrar o AIAF, além de ampliar a visibilidade da agricultura familiar e mostrar sua contribuição para o desenvolvimento econômico do país. É uma oportunidade para ampliar esse reconhecimento da contribuição da agricultura familiar e é assim que ela está sendo percebida. No caso brasileiro, é o momento de expor a importância que o segmento tem para a alimentação saudável , observou Caio.

O comitê tem que ser um fomentador. Precisa estimular as entidades a realizarem seus próprios eventos e buscar dar visibilidade a essas ações. A energia do comitê está individualizada especialmente na capacidade de potencializar e subsidiar a realização de iniciativas autônomas , detalhou Caio França.