Fonte: http://www.estado.rs.gov.br/master.php?int=noticia&notid=118971&tpace=2

A Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), por meio do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária (Difesol), promoveu na tarde desta sexta-feira (24), o primeiro encontro do ano do Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol). A reunião, na Usina do Gasômetro, tratou sobre o planejamento para 2014, com o objetivo de fortalecer a economia solidária no Estado.

Entre os assuntos abordados, estão a certificação dos empreendimentos; a instalação de novas casas de economia solidária; questões do segmento no âmbito da Junta Comercial; as cadeias produtivas, com ênfase para a cadeia do PET. Além disso, na reunião foi debatida também a organização da Conferência Estadual de Economia Solidária, que será realizada de 23 a 25 de maio, em Porto Alegre.

O evento reuniu integrantes do Conselho, representantes gaúchos de cooperativas e de empreendimentos de economia solidária e convidados de outros Estados. A ação integrou a programação do Fórum Social Temático (FST/2014), que se iniciou na terça-feira (21) e vai até o próximo domingo (26), com atividades na Capital e Canoas, na Região Metropolitana.

Segundo a diretora do Difesol, Nelsa Nespolo, existem, no Rio Grande do Sul, mais de 2.500 empreendimentos já mapeados, que são iniciativas econômicas, rurais e urbanas em que os trabalhadores estão organizados coletivamente. Essas iniciativas englobam associações e grupos de produtores ou consumidores, cooperativas de agricultura familiar e cooperativas de prestação de serviços. Também integram a classificação, empresas recuperadas que foram assumidas por trabalhadores em sistema de autogestão, redes de produção, comercialização e consumo, instituições de finanças solidárias, clubes de trocas e cooperativas de reciclagem, entre outras iniciativas.

Conselho Estadual de Economia Solidária O Cesol foi instituído pelo Decreto 48.688, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), em 2011, em 15 de dezembro, data em que é comemorado o Dia Nacional da Economia Solidária O Conselho tem a função de buscar o consenso em torno de políticas e ações destinadas ao fortalecimento da economia solidária no Rio Grande do Sul. Ao Cesol, que é coordenado pela Sesampe, compete estimular a participação da sociedade civil e da administração pública estadual na definição de políticas de economia solidária.

Nelsa disse que a criação do Cesol significou uma grande conquista para o segmento. “Com a instituição do Cesol, a economia solidária deixa de ser uma ação de governo para se transformar numa política pública. E isso faz toda a diferença”, disse.

Texto: Assessoria Sesampe Edição: Redação Secom (51)3210-4305