Fonte: http://esfeunifai.wordpress.com/2014/01/18/especializacao-em-economia-solidaria-filosofia-e-educacao/

O curso pretende instrumentalizar de forma teórica e prática, profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuação junto a Economia Solidária, como gestores de políticas públicas, agentes de apoio e fomento e demais interessados no tema.

O curso merece destaque ao propor uma compreensão inovadora da Economia Solidária ao articular abordagens pedagógicas (como construir), econômicas (ou possibilidades econômicas) e política-social (impactos e possibilidades de estruturação dentro da sociedade existente) a partir de uma perspectiva filosófica e sociológica fazendo interface com a criação de políticas publicas, incubação de empreendimentos solidários, finanças solidárias, e articulação de redes e constelações solidárias, abordados pelos maiores militantes e teóricos da causa no Brasil.

Público alvo: Profissionais das diversas áreas, como graduados em: Filosofia, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Administração e áreas afins.

Carga Horária: 368 horas

Coordenador(a): Prof. Prof. Ms. Hugo Allan Matos e-mail: esfe@unifai.edu.br

A Economia Solidária avança no mundo todo. Mas a divulgação, a produção de teorias e as reflexões não acompanham este desenvolvimento. Poucas pessoas conhecem, de fato, esta alternativa ao capitalismo.

Faz-se necessários instrumentos que sanem esta defasagem, seja melhor divulgando a Ecosol, produzindo teorias e reflexões, possibilitando espaços para formação e experiências. Neste contexto, percebemos a necessidade de uma formação com abordagem ampla, que vise atingir a complexidade que tornou-se a Economia Solidária em tempos de crise estrutural da sociedade vigente. Organizamos este curso propondo uma compreensão inovadora da Economia Solidária ao articular abordagens pedagógicas (como construir), econômicas (ou possibilidades econômicas) e política-social (impactos e possibilidades de estruturação dentro da sociedade existente) a partir de uma perspectiva filosófica e sociológica fazendo interface com a criação de políticas públicas, incubação de empreendimentos solidários, finanças solidárias, educação e articulação de redes e constelações solidárias, abordados pelos maiores militantes e teóricos da causa no Brasil.

Pretendemos com isso instrumentalizar de forma teórica e prática, profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuação junto a Economia Solidária, como administrador@s de empresas, gestor@s de políticas públicas, agentes de apoio, Professor@s e educador@s de todas as áreas, bem como demais interessad@s na Economia Solidária.

Sabemos que o ideal seria um curso gratuito, em instituição pública, entretanto, a burocratização dos processos nestes espaços, ainda não nos permitiu tal feito. A UNIFAI nos recebe de braços abertos, dando-nos liberdade para trabalharmos, apesar de respeitando os limites institucionais (como cobrar o curso), nos garante uma certificação valiosa, bem como a possibilidade de popularizarmos o curso através da Educação à Distância, na qual já estamos trabalhando para se tornar realidade.

O curso conta com a participação de diversos militantes e apoio de várias instituições importantes, como o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, a Rede de Gestores de Políticas Públicas em Economia Solidária, o prof. Paul Singer, o prof. Euclides Mance, a profª Sônia Kruppa, além de diversos docentes e militantes envolvidos e interessados em apoiar e militar pela Economia Solidária.

Outra ousadia é permitir dentro do curso, formação científica para a produção de artigos, que alimentarão uma revista acadêmica especializada no assunto.

O curso será presencial com duração de 18 meses, carga horária de 360 horas, e as aulas serão aos sábados.

As inscrições estão abertas na página oficial do curso: http://www3.unifai.edu.br/cursos/p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o/especializa%C3%A7%C3%A3o-lato-sensu/economia-solid%C3%A1ria-filosofia-e-educa%C3%A7%C3%A3o