Fonte: http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/25779-lavanderia-solidaria-de-guaruja-sera-inaugurada-no-proximo-dia-17

A Prefeitura de Guarujá e o Consulado da Mulher inauguram a Lavanderia Solidária LavPaty (Avenida Atlântica, 1.205 – Pae Cará) no próximo dia 17, às 16 horas, como parte da programação do Dia de Santo Amaro – Padroeiro de Guarujá. O equipamento social é destinado à geração de emprego e renda das famílias moradoras do Conjunto Habitacional Vila Nova Esperança, para trabalharem em cooperativa. A LavPaty será o único estabelecimento deste segmento em Vicente de Carvalho e o primeiro do Município a atuar sob o sistema de economia solidária.

Atualmente, 10 famílias integram a iniciativa e já estão atuando em caráter experimental. A Lavanderia Solidária foi concebida neste local porque as famílias que hoje têm como endereço o Conjunto Vila Nova Esperança moravam em palafitas às margens do Canal Acaraú, no Pae Cará. Há três anos receberam da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, 32 casas ecologicamente corretas que compõem o conjunto. A proposta é que, na cooperativa da LavPaty, estas famílias gerem emprego e renda para que possam arcar com suas despesas de água e luz que uma residência regularizada exige.

Parcerias – O Conjunto Habitacional foi viabilizado a partir de uma parceria da comunidade com a Prefeitura de Guarujá, o Consulado da Mulher, Governo Federal, empresa Dow Brasil, ONG Habitat para a Humanidade, empresa Whirlpool e Caixa Econômica Federal. Já a Lavanderia foi construída no terreno cedido pela Prefeitura e edificada pelos parceiros da iniciativa. Ano passado, o grupo conquistou ainda o apoio das empresas Santos Brasil, Dream Bike, Unilever e Quero Quero.

O nome LavPaty é em homenagem a uma jovem moradora e entusiasta do projeto, Patrícia, que faleceu em 2012 por conta de uma meningite. Sua mãe Elenice Rego Edeutrudes e a irmã Érica Rego Edeutrudes integram a cooperativa. O espaço de 82 m² no térreo e 91 m² abrigará o serviço da lavanderia na parte inferior e uma sala multiuso no superior, que poderá receber aulas de Gastronomia.

Projeto Guarujá Solidário – No ano passado, a prefeita Antonieta sancionou a Lei 4.040/2013, que cria o Programa Guarujá Solidário, para o fomento da economia popular e solidária no Município.