Por Secretaria Executiva do FBES e Cooperativa EITA
É com muita alegria que no Dia Nacional de Economia Solidária o FBES, em parceria com a Cooperativa EITA, lança a atualização completa dos empreendimentos de economia solidária na plataforma Cirandas.net.
Hoje o Cirandas conta com mais de 22 mil empreendimentos de economia solidária que podem interagir e ter sua página na internet no sistema, destes, mais de 280 empreendimentos foram indicados diretamente pelos fóruns estaduais e os demais foram atualizados a partir do mapeamento de economia solidária finalizado em 2013.
Esta atualização foi realizada a partir da parceria do FBES com a Cooperativa EITA (Educação, Informação e Tecnologia para a Autogestão), com apoio da Unisinos e da Senaes.
Agora, todos os empreendimentos solidários mapeados e indicados pelos fóruns podem ativar seus sites, com acesso a um espaço virtual para mostrar seu trabalho, catálogo de produtos e serviços, sistema de pedidos online, divulgação junto as redes sociais, entre outros.
Para saber a lista de empreendimentos inseridos acesse em http://www.cirandas.net/search/enterprises
Ativar o site dos empreendimentos é fácil, a maioria recebeu orientações por e-mail, ou então, basta enviar um e-mail para cirandas@fbes.org.br indicando o nome e cidade/UF do empreendimento.
Para o próximo ano, o Cirandas contará com mais novidades. Dia 5 de março haverá um mutirão virtual de ativação dos sites dos empreendimentos solidários, além de atividades presenciais junto aos fóruns estaduais de SP, RS, RJ, MG e BA.
Os empreendimentos também podem solicitar parceria com os Pontos de Apoio Cirandas, os formadores e formadoras que se disponibilizam a realizar atividades formativas sobre o Cirandas. Para isso acesse contatos pelo contato mais próximo na listagem: http://www.cirandas.net/cirandeiros/lista-de-pessoas-que-fizeram-o-curso-de-formacao-no-cirandas
Saiba Mais
O Cirandas.net é uma iniciativa do FBES de uma rede social e econômica que visa a promoção da articulação social, política e econômica entre atores do movimento de economia solidária e destes com o público em geral (consumidores e simpatizantes). Possui os perfis de usuário individual, comunidade, empreendimento solidário, e futuramente o de rede de empreendimentos solidários. Enquanto os usuários e comunidades podem ser livremente criados, os empreendimentos e as redes passam por processos de validação, definidos e atualizados pelo FBES. Hoje, a atualização ocorre por indicação dos fóruns estaduais e pelo mapeamento nacional de economia solidária, a cada ano haverá a abertura para que os fóruns estaduais indiquem novos empreendimentos solidários interessados em entrar na plataforma.
Desde 2012 o FBES estabeleceu uma parceria com a Cooperativa EITA para gestão e acompanhamento técnico, desenvolvimento, uso e atualização do Cirandas.
Entre nesta rede: http://www.cirandas.net