Fonte: http://organicosnoprato.blogspot.com.br

Sempre com o objetivo de ter subsídios para cooperar com os elos da cadeia de produção (agricultores), distribuição e consumo (restaurantes e consumidores) e com apoio e financiamento da Oxfam Internacional desenvolvemos o mapa de restaurantes que usam produtos orgânicos em suas receitas.

Para nós a pesquisa começou como forma de compreender os desafios envolvidos no abastecimento de restaurantes paulistanos com produtos orgânicos, agroecológicos e da Agricultura Familiar (veja qual a diferença aqui).

O projeto acabou servindo para informar a população sobre a presença desses produtos no cardápio cotidiano e ganhou destaque em matéria do Estadão:

Esperamos assim contribuir para melhorar as opções de venda para os agricultores, ajudar quem faz a entrega, oferecer meios para a logística de distribuição, superar os gargalos existentes e apoiar os restaurantes, que, apesar das dificuldades, têm se esforçado para fornecer os melhores produtos.

Mapeamento

Para realizar esse levantamento, desenvolvemos um questionário direcionado aos restaurantes, aos distribuidores e aos agricultores que fazem diretamente as entregas. Nos questionários, buscamos entender quais as motivações e o entendimento sobre agricultura orgânica, agroecologia e agricultura familiar. Também buscamos conhecer as dificuldades encontradas e a origem dos produtos para confirmar as informações dos restaurantes e ampliar o mapeamento com os dados de quem distribui. Assim, temos alguns restaurantes que foram mapeados a partir dos questionários e das informações dos agricultores e/ou distribuidores.

E o que o consumidor pode fazer?

Quer saber quais restaurantes na cidade de São Paulo utilizam produtos orgânicos em seus pratos? O novo blog Orgânicos no Prato pode te ajudar! O primeiro passo é ter acesso à informação para conhecer os restaurantes que oferecem orgânicos em seus cardápios, cuja qualidade para a saúde de quem se alimenta, de quem produz e também do ambiente já têm sido amplamente divulgada.

Quer ir além? Que tal refletir sobre a procedência dos alimentos que consome? Que tipo de cadeia de produção apoiamos quando optamos por esse ou aquele produto? Questionar a origem do alimento oferecido no restaurante pode incentivá-lo a ampliar a inclusão de orgânicos no cardápio e a comprar diretamente do produtor.

Acesse o mapa e saiba mais em: http://organicosnoprato.blogspot.com.br/