Fonte: http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=160586

A Comissão Indígena de Economia Solidária da Região Alto São Marcos e o Fórum Estadual de Economia Solidária de Roraima promovem, de 30 de outubro a 1º de novembro, a 1ª Feira de Economia Solidária das Comunidades indígenas que compreendem a Região do Alto São Marcos e o município de Pacaraima.

Com o tema “Feira indígena de Makunaima”, o evento busca apresentar a diversidade produtiva econômica dessas comunidades, resgatando a economia solidária como um modo de produção sustentável. O evento será realizado no Centro Makunaima, na BR-174, altura do km 180.

Entre os principais objetivos da Feira estão: comercializar, dar visibilidade a produção agrícola, cultural e artesanal das comunidades e reunir parceiros, gestores públicos, entidades de fomento e do movimento indígena para discutirem a economia solidária como alternativa de trabalho e renda.

Para Elielma Coelho, uma das organizadoras a Feira, a expectativa é que a iniciativa mostre à sociedade as potencialidades e a diversidade econômica das comunidades indígenas da Região do Alto São Marcos.

“Será um momento de encontro para a troca de experiências e de saberes”, diz. A programação do evento contará com palestras, oficinas, vivências e uma Audiência Pública de Economia Solidária, direcionada às lideranças indígenas, gestores públicos e convidados.

Durante o dia serão realizadas competições como: corrida com tora, arco-e-flexa, corrida de saco, entre outras. Já à noite, haverá apresentação de bandas locais e danças indígenas. O local da comercialização será organizado de acordo com os diferentes segmentos, com área da alimentação, área da produção agrícola, área do artesanato. Os expositores serão credenciados e receberão camisetas do evento e crachá.

Apoiam a iniciativa as seguintes instituições Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR), Associação dos Povos Indígenas da Terra de São Marcos, Organização dos Indígenas da Cidade, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Nacional do Índio (Funai), Rede de Educação Cidadã, Prefeitura de Pacaraima, Câmara dos Vereadores de Pacaraima e Secretaria Estadual do Índio.