Fonte: Bruno Franques <brunofranques@gmail.com>

Sábado, dia 12 de outubro, das 9h às 13h, no Parque Natural Chico Mendes

Av. Três de Março, 1.025, Alto da Boa Vista, Sorocaba/SP

+ Hortaliças, Legumes, Frutas e grãos in natura;

+ Alimentos frescos e saudáveis direto da roça para sua mesa;

+ Produtos livres de agrotóxicos;

+ Agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária e comunidades tradicionais;

+ Economia Solidária;

+ Pratique o consumo responsável: O que você alimenta quando se alimenta?;

+ Traga sua sacola!

Realização do GaRfOS, Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba e SEMA, Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba

www.garfos.org.br

ATIVIDADES ESPECIAIS NO DIA DAS CRIANÇAS

10h as 11h – APRESENTAÇÃO SEMEANDO ENCANTO, MÚSICAS SOCIO-AMBIENTAIS – https://www.facebook.com/semeandoencanto

A companhia Semeando Encanto tem como finalidade educar, ressaltando os cuidados com o meio ambiente e com o próximo através da arte-educação ambiental, musical, teatral, e visual. Foi criado em meados de 2008, na cidade de Sorocaba – São Paulo – Brasil, inicialmente com o nome de companhia Borboleta Violeta. Atualmente compõe-se por arte-educadores, atores, músicos, educadores ambientais, artistas visuais, designers, luthier de instrumentos musicais e outros multiplicadores que se expressam através de atividades lúdicas e interativas. Desenvolvemos atividades artísticas, visando à sustentabilidade, tais como: peças teatrais, músicas de composições próprias, produtos e oficinas feitos com materiais pós- consumo, exposições artísticas, workshops, vivências, jogos e brincadeiras, etc. Focando sempre a importância da utilização dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e outras atitudes referentes às situações adversas ao meio ambiente. Iniciando assim a formação de agentes multiplicadores da educação ambiental, entre todas as idades, buscando que sirvam de aliados para conservação e preservação da natureza.

10h as 12h – FEIRA DE TROCAS DE BRINQUEDOS LIVRE SONHAR!!! https://www.facebook.com/events/667614306590800/

Trocar é muito mais divertido que comprar!

Vamos festejar o Dia das Crianças 2013 de uma maneira diferente, educando para um mundo melhor ao invés de estimular o consumo?

Além de ser uma atividade divertida, as feiras de troca possibilitam entrosamento e socialização entre os pequenos. Muito mais do que trocar brinquedos que já não interessam como antes, a experiência é enriquecedora por dar novos significados a objetos antigos e afirmar que as relações não precisam ser pautadas na compra.

É fácil: a criança leva aqueles brinquedos que já não tem tanta graça pra ela mas que pode ser uma novidade e tanto para outras crianças.

Troca solidária: traga mais brinquedos do que levará em troca! Mais vale um brinquedo em ação do que dois empoeirados!

Os organizadores receberão os brinquedos doados e organizarão a exposição. Cada criança receberá um “vale brinquedo” para trocar pelo brinquedo que quiser! Mesmo as crianças que não doarem brinquedos também ganharão!

Os brinquedos restantes serão doados para crianças do assentamento da Fazenda Ipanema.

Integramos a campanha nacional do Instituto Alana, que propõe às famílias que reflitam sobre a relação do Dia das Crianças com o consumo exacerbado.

Brincadeira boa não precisa de brinquedo novo, Brinquedo parado não diverte e Dividir pode ser Multiplicar: porque os brinquedos devem voltar ao circuito de trocas.

Núcleo de Educação Infantil Jardim do Livre Sonhar www.livresonhar.org.br

3. FEIRA DE TROCAS DE BRINQUEDOS LIVRE SONHAR EM ARAÇOIABA

Domingo, dia 13 de outubro de 2013, no Horto Florestal

Estrada Irmã Theoberta, 1017, Araçoiaba da Serra, São Paulo

https://www.facebook.com/events/248314195320328

das 13h30 às 15h – Feira de Trocas de Brinquedos

das 15h30 às 17h – Roda de conversa “Educação para um Mundo Melhor” com o coletivo Jardim do Livre Sonhar

O Núcleo de Educação Infantil Jardim do Livre Sonhar é formado por um grupo de mães, pais, educadores, educadoras, cidadãos e cidadãs que cansados da perversidade do sistema de ensino vigente em nossa sociedade resolveram criar um espaço especial, envolvente e colaborativo, para a materialização de um projeto que contemple seus ideais de vida, sonhos e visões de mundo.

Visamos a construção de uma alternativa prática e real para a educação livre de nossa comunidade. Nossa equipe multidisciplinar articula colaborativamente nossos sonhos e diferentes perspectivas com relação à pedagogia infantil, alternativa, comunitária e libertária, para traçarmos um projeto transformador, colaborativo e democrático.