Fonte: http://www.trampo.blog.br
A Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso – APPR realizou nos dias 8 e 9 de outubro o I Festival Gastronômico do Peixe de Remanso. Como parte da programação realizaram também a primeira reunião do GT Mulheres e Economia Solidária – Território do Sertão do São Francisco. A APPR tem no seu corpo de asociados 190 pessoas sendo 28 mulheres que cuidam da parte de beneficiamento do pescado. Produzem linguiça de peixe, sardinha caseira, filé de peixe, caldo concentrado e tortas e salgados.
Os produtos são comercializados na sua quase totalidade através dos programas governamentais de segurança alimentar e um dos objetivos do festival foi despertar na população local o desejo de incluir os produtos derivados do pescado no cardápio cotidiano. O outro objetivo era sensibilizar os poderes públicos a investirem na ampliação da unidade de beneficiamento pois existe mercado (cidades circunvizinhas e CONAB demonstram interesse), matéria prima e mão-de-obra disponível. Dada a fragilidade do mercado de trabalho local os associados da APPR fazem parte do universo de trabalhadores com ocupação estável na cidade.
O festival contou com atividades de degustação dos produtos da APPR, debates sobre mercado, questões climáticas e atrações culturais.