Por Secretaria Executiva do FBES

A Senaes realiza nos dias 23 e 24; 26 e 27 de setembro, em Brasília, o Encontro Nacional com Entidades Parceiras. O FBES participou da mesa de abertura, e em duas outras oportunidades apresentando seu olhar sobre a execução dos projetos nos Estados.

Andrea Mendes, da Coordenação Executiva do FBES, destacou a necessidade de maior abertura dos gestores para dialogar com os fóruns locais e estaduais na execução e orientação, porque “o diálogo com os fóruns é fundamental para que os projetos fortaleçam as iniciativas, e, em especial, os empreendimentos de economia solidária. A participação da sociedade civil qualifica e referenda as ações”, destacou Andrea.

Frente a isso, alguns estados já criaram comitês gestores dos projetos, que congrega a participação da sociedade civil, dos fóruns locais, conselhos, além do governo executor.

Por outro lado, os gestores presentes levantaram as dificuldades e os desafios em executar os projetos frente a burocracia e os tramites locais e federais para acesso aos recursos. Inclusive porque há projetos aprovados que ainda não conseguiram iniciar sua efetiva execução por questões de gestão, e mesmo, em prefeituras e governos estaduais que ainda não tem experiência neste tipo de gestão de projetos.

Dia 26 começa a rodada com os municípios. O evento encerra-se dia 27 em Brasília, e conta com representantes de entidades executoras, prefeituras e governos estaduais com projetos junto a Senaes.