Fonte: Assembleia Popular Nacional

Segue abaixo-assinado para coleta de assinaturas de entidades, movimentos sociais, grupos de pesquisa, etc, em defesa do Projeto de Lei que visa a alterar o nome da Ponte “Presidente Costa e Silva”, no Rio de Janeiro (a famosa Ponte Rio-Niterói), para “Ponte Herbert de Souza – Betinho”.

O PL foi apresentado no ano passado por parlamentares (de diversos partidos) que compunham a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, atendendo a uma sugestão feita por entidades como o Centro de Teatro do Oprimido, “Coletivo RJ Memória, Verdade e Justiça”, Grupo Tortura Nunca Mais-RJ, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE, Instituto de Defensores de Direitos Humanos – IDDH, Instituto de Estudos e Religião – ISER, Instituto Frei Tito de Alencar, Justiça Global e Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência.

Pontes para o Direito Humano à Memória e à Verdade!

Abaixo-Assinado pela Aprovação do PL 3388/12, que dá o nome de “Ponte Herbert de Souza – Betinho” à atual “Ponte Presidente Costa e Silva”

Excelentíssimas Senhoras e Excelentíssimos Senhores Parlamentares integrantes da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados,

Parlamentares que compunham a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados apresentaram, no ano passado, o Projeto de Lei 3388/12, que visa a dar o nome “Ponte Herbert de Souza – Betinho” à atual “Ponte Presidente Costa e Silva” – a famosa “Ponte Rio-Niterói”, que cruza a Baía da Guanabara, no estado do Rio de Janeiro (veja íntegra do PL aqui).

O PL foi sugerido por diversas entidades da sociedade civil, visando a objetivos sintetizados pelo sociólogo Candido Grzybowski, atual diretor do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, de que Herbert de Souza foi um dos fundadores): “precisamos pôr a limpo muitos aspectos da nossa história recente, sem revanchismos, mas com senso de justiça e de verdade conosco mesmos, nossos filhos e netos. Logradouros públicos, como pontes, ruas e praças – um bem comum fundamental para a convivência democrática – merecem ter nomes de figuras que honram a história brasileira, e não que atacaram os direitos democráticos do povo brasileiro”.

Herbert de Souza, prossegue Candido, foi “homem público dedicado ao combate das injustiças sociais, com paz e participação democrática”, o que “torna-o emblemático da própria noção de cidadania entre nós. A verdade e a memória coletiva ganham muito ao denominar uma ponte de elo e união democrática, com o seu nome”.

Na Comissão de Viação e Transportes, a primeira na qual o projeto tramita na Câmara, o Relator, Deputado Mário Negromonte (PP-BA) deu parecer pela rejeição do PL (íntegra aqui), alegando o seguinte:

“A mudança de denominação da ponte não deve, porém, parecer como um ato de revanchismo ou de confrontação ideológica. Seria desnecessário, tanto para Betinho, quanto para Artur da Costa e Silva, Presidente do Brasil durante o regime militar, de 1967 a 1969, envolvê-los, a esta altura, em qualquer disputa de natureza política. Não se apagam os grandes acontecimentos que sedimentam o passado sem desencadear ressentimentos, ou emoções rivais. Assim como o General Costa e Silva faz parte da história militar brasileira, Betinho deve permanecer em nossas mentes e corações, como exemplo de vida.”

O PL não é animado por qualquer espírito “revanchista”, mas pela convicção de que nosso Estado Democrático de Direito deve homenagear aqueles que lutaram por sua construção, como Betinho, e não um Marechal-Ditador que outorgou o AI-5 e comandou um regime de violação sistemática de direitos humanos. Assinala-se que essa é uma das recomendações do 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).

Considerando o exposto, as entidades e movimentos sociais abaixo assinados pedem ao Deputado Mário Negromonte que reconsidere seu parecer, e aos seus pares na Comissão de Viação e Transportes, que votem favoravelmente à aprovação do Projeto de Lei 3388/12.

Zzenviar paa: mf.telesforo@gmail.com