Fonte: http://cpes.ulusofona.pt/index.php/eventos/ecosol

O I Encontro Internacional de Finanças Solidárias e Incubadoras Sociais e Solidárias é um espaço democrático para discussão e partilha de aprendizagens entre entidades e iniciativas de Economia Social e Solidária (ES), pesquisadores e investigadores, estudantes e outros atores sociais comprometidos na disseminação e no fortalecimento da economia solidária em Portugal. Este encontro surge por iniciativa de um consórcio de organizações e investigadores/as internacionais que desenvolvem ações e projetos no tema da ES, nomeadamente através da parceria entre a Incubadora de Economia Solidária e Desenvolvimento Local da Universidade Lusófona, a Incubadora Social da Faculdade de Economia (ISFEUC), a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, o grupo de Estudos em Economia Solidária da Universidade de Coimbra (ECOSOL – CES), e a Plataforma de Inovação Social (PIS).

Dada a amplitude de temáticas e aspetos relativos à economia solidária, optou-se neste encontro pela promoção de uma discussão mais alargada sobre finanças solidárias e incubação em ES, refletindo como estas se articulam e contribuem para processos de Desenvolvimento Local e Territorial. Os avanços assistidos na América Latina, em particular no Brasil, na Europa (em particular na França e Espanha) demonstram que outra economia é possível, através de inúmeras iniciativas plurais nos mais variadas áreas: económica social e política. O objectivo principal do evento, é o de fortalecer a economia solidária em Portugal no âmbito das iniciativas locais, entidades e universidades, por meio da disseminação e da partilha de métodos e aprendizagens em incubação, destinado à incubadoras e grupos interessados em processos de desenvolvimento local e territorial a partir da óptica da ES.

Assim, o encontro visa fortalecer o reconhecimento da ES em Portugal, através da disseminação e discussão de conceitos e práticas relacionados com a ES, finanças solidárias (banco comunitários e moeda social) e incubação social e solidária (incubadoras sociais, incubadoras de desenvolvimento local e territorial e incubadoras tecnológicas de cooperativas populares).

Como mecanismo de sustentabilidade e fortalecimento da ES, o encontro terá um espaço destinado à criação de uma rede nacional e/ou internacional que possibilite a aprendizagem conjunta e acções futuras, entre os diferentes actores e entidades presentes no evento.

Objetivo geral

Fortalecer a economia solidária em Portugal no âmbito das iniciativas locais, entidades e universidades, por meio da disseminação e da partilha de métodos e aprendizagens em incubação, destinado à incubadoras e grupos interessados em processos de desenvolvimento local e territorial a partir da óptica da ES.

Objetivos específicos

1. Dialogar sobre finanças solidárias e incubação em Economia Social e Solidária, refletindo como estas se articulam e contribuem para processos de Desenvolvimento Local e Territorial;

2. Refletir sobre ES em Portugal e no mundo, nas suas diferentes dimensões, privilegiando uma reflexão alargada sobre o papel das universidades e as possibilidades de interface com a economia social e inovação social;

3. Disseminar os conceitos e experiências em finanças solidárias, sustentabilidade e de novos indicadores para a riqueza, de modo a promover a criação de rendimento e emprego;

4. Fortalecer as experiências nacionais e internacionais de incubadoras sociais e solidárias, através da partilha de conhecimento e metodologias em incubação.

Agenda

23 SET – Aud. Agostinho da Silva – Universidade Lusófona

09H00 – Sessão de Abertura

10H00 – Economia social e solidária: avanços, desafios e perspectivas

14H30 – A economia solidária promotora de inovação social e de desenvolvimento local

17H30 – O papel das universidades e incubadoras na promoção do desenvolvimento local

24 SET – Aud. Agostinho da Silva – Universidade Lusófona

09H00 – Apresentação PIS – Portal da Inovação Social

09H30 – Experiências de incubação social e solidária “Brasil, França e Portugal”

12H00 – Sessão de Encerramento

24 e 25 DE SETEMBRO – Destinado apenas a incubadoras sociais e solidárias

24/ 9 > 14h30 : 19h00 – Oficinas temáticas de incubação em economia solidária

25/ 9 > 9H00:18H00 – Oficinas temáticas de incubação em economia solidária

[Agenda completa – página web]

Destinatários

23/09: Membros dos empreendimentos solidários em Portugal, técnicos/as de organizações da Economia Social, sociedade civil, autarquias locais, comunidades intermunicipais, estudantes e investigadores/as, professores/as, representantes de órgãos governamentais.

24 e 25/09: incubadoras, grupos e coletivos interessados no tema da incubação social e ES.