Fonte: Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos

A Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos, composta por diversas entidades da sociedade civil, lançou esta semana uma petição pública na internet para pedir a remoção da campanha publicitária Energia Positiva , veiculada pela Coca-Cola no Brasil.

Para acessar a página da Frente na Internet e assinar a petição: www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/conar-e-coca-cola-propaganda-enganosa-%C3%A9-crime

A propaganda é exibida na televisão, cinema, outdoors, pontos de venda e plataforma online. De acordo com a Frente, esta campanha já foi proibida por órgãos do México e do Reino Unido, por ser considerada enganosa e trazer riscos à saúde .

De acordo com o manifesto, a campanha transmite informações erradas aos consumidores, pois promove o consumo maior de calorias para ser gasto com diferentes atividades físicas, e ainda não deixa claro que esse produto contém sódio e outros aditivos químicos que podem acarretar problemas de saúde .

A Frente entende que este tipo de publicidade contribui para agravar a epidemia atual de sobrepeso e obesidade que a população brasileira está sofrendo . Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo IBGE, revela que metade da população adulta do Brasil está acima do peso ideal.

A Coca-Cola tenta associar a imagem da sua marca a pessoas saudáveis e exercícios físicos, porém ela é responsável por introduzir no mercado produtos com altas taxas de açúcar, e de sódio, e pouco nutritivos, que contribuem para o aumento da obesidade, diabetes e outros problemas de saúde. Ou seja, muitas calorias vazias e nada de energia positiva! , destaca o manifesto da Frente pela Regulação.