Fonte: Maiquel Rosauro (maiquel.rosauro@gmail.com

Inicia nesta terça-feira, 9 de julho, a partir das 14h, o Encontro Nacional dos Centros de Formação em Economia Solidária (CEFS). O evento será realizado no Instituto Magnificat (Legião de Maria), Rua Ernesto Becker, 1786, em Santa Maria. O encontro faz parte da programação do 2º Fórum Social, 2º Feira Mundial de Economia Solidária e 20ª Feicoop.

De acordo com o assessor nacional da Cáritas Brasileira e coordenador geral do projeto CFES Nacional, Luiz Claudio Mandela, o objetivo do encontro é construir o percurso formativo dos núcleos temáticos para o resgate e fundamentação das bases teóricas do desenvolvimento solidário e sustentável. Além disso, será elaborado um plano de trabalho e construção de um termo de referência para a sistematização dos processos formativos.

– Um painel que ocorrerá na tarde desta terça-feira abordará os núcleos temáticos e sua importância para o fortalecimento da Economia Solidária – acrescenta Mandela.

Cerca de 35 representantes de todas as regiões do país irão participar do encontro no Instituto Magnificat. Esta atividade se encerra na quinta-feira, 11.

Reunião – Nesta segunda-feira, 8, às 19h, será realizado no Banco da Esperança uma reunião entre diretores de sindicatos, pastorais e movimentos sociais. O objetivo é organizar a 9ª Caminhada Mundial pela Paz e Justiça Social, prevista para quinta-feira, 11, na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, a partir das 14h.

O ato irá seguir pela Rua do Acampamento, Avenida Nossa Senhora Medianeira e Rua Heitor Campos até o Centro de Referência Dom Ivo Lorscheiter, local em que serão realizados os eventos de Economia Solidária. Representantes de movimentos sociais, estudantes, trabalhadores, Levante da Juventude e a Associação de Pais e Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (ATVSM) estarão na caminhada. Durante o percurso irão ocorrer homenagens ao ex-bispo de Santa Maria, Dom Ivo Lorscheiter, e às vítimas da tragédia na boate Kiss.

A meta do Projeto Esperança/Cooesperança, que organiza os eventos, é reunir 80 mil pessoas apenas na caminhada. Já para a Feira que segue até domingo, 14, a expectativa é que 200 mil pessoas compareçam durante os quatro dias de evento.

Sebrae, BNDES, Petrobrás, Sesampe do Governo Estadual e Senaes do Governo Federal patrocinam os eventos de Economia Solidária. No Fórum deste ano, será comemorado os 10 anos da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), 10 anos do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e 30 anos de Economia Solidária da Cáritas Brasileira.

Maiquel Rosauro, Jornalista (MTb/RS 13334) Assessor de imprensa 2º Fórum Social de Economia Solidária, 2ª Feira Mundial de Economia Solidária e 20ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) (55) 9681-1384 ou (55) 3219-4435 http://www.facebook.com/maiquel http://www.twitter.com/maiquelrosauro