Nós abaixo assinados, viemos através dessa mostrar nossa indignação com o anúncio no dia 28 de junho de 2013 realizado pelo Governador Geraldo Alckmin de que a SUTACO foi extinta. A autarquia SUTACO tem sido um instrumento importante na promoção e no apoio do artesanato paulista e dos mais de 80.000 artesãos cadastrados. Dando visibilidade, apoiando e participando de eventos e feiras, realizando capacitação e qualificação profissional nas mais diversas técnicas do artesanato, sendo instrumento de comercialização de nosso trabalho nas Lojas da SUTACO, localizadas na Rua 15 de novembro – Centro de São Paulo e no Metrô Vila Madalena e na emissão de nota fiscal para os artesãos.
A SUTACO também tem realizado diversas parcerias intersetoriais com políticas públicas como a CDHU, por meio de projetos de geração de trabalho e renda que oferece qualificação profissional em artesanato aos moradores dos conjuntos habitacionais. Há também parcerias com outros setores como Assistência Social, Saúde Mental e Secretaria de Segurança Pública sempre promovendo a Inclusão Social pelo trabalho digno. Quer dizer, a SUTACO além de promover o Artesanato Paulista é também indutora de novas oportunidades na vida das pessoas que pertencem às camadas sociais mais vulneráveis. xxFonte: Leonardo Pinho (leo_pinho79@yahoo.com.br)
Não podemos deixar de citar o enorme prejuízo cultural que será causado à população. O artesanato é reconhecidamente uma manifestação, um retrato, cultural da história e tradições de um povo. Sem uma política pública que fortaleça a disseminação de técnicas artesanais de raiz ou mesmo urbanas estaremos fadados ao desaparecimento de muitas delas.
Não aceitamos que, sob a justificativa da diminuição das tarifas de transporte, o Governado do Estado jogue essa conta no colo dos artesãos do Estado de São Paulo. Governador Geraldo Alckmin os artesãos, suas entidades, grupos e empreendimentos solidários vêm por meio dessa solicitar:
1. Não feche as portas da nossa Autarquia SUTACO;
2. Valorize e respeite o conhecimento tradicional de nosso povo manifestado nas diversas técnicas do artesanato paulista;
3. Necessitamos que ao invés de fechar a SUTACO o Governo do Estado de São Paulo amplie suas ações de apoio e fomento a nós artesãos e a riqueza criativa do Artesanato Paulista;
4. Solicitamos uma reunião com o Governador ou com algum representante de seu Gabinete para discutirmos a situação da SUTACO e dos artesãos do Estado de São Paulo, que constroem com suas mãos a história de nosso Estado.
Assine o abaixo assinado: https://docs.google.com/forms/d/1rKAus39glsh42jXDMOIDSDOV9jQaGsC2JfaRt1hCxT8/viewform