Fonte: Por Assessoria de Imprensa do Vereador João Matheus Bolito
O projeto de lei pretende beneficiar todos aqueles que se organizam com base na autogestão, cooperação e solidariedade. A Câmara Municipal de Rincão aprovou na sessão de segunda-feira (23/04), o projeto de lei apresentado pelo vereador João Matheus Bolito (PT) de fomento à Economia Solidária no município. O projeto dispõe sobre a política de fomento à Economia Solidária, compreendendo o conjunto de atividades pelo Poder Público e pela iniciativa privada, que venham beneficiar direta ou indiretamente o setor cooperativista e associativista na promoção e no desenvolvimento social, econômico e cultural reconhecido por seu relevante interesse público na geração de emprego, renda e combate a miséria.
A proposta de lei é fruto do processo de organização dos atores sociais que constroem a Economia Solidária no município e na região. O projeto de lei pretende beneficiar todos aqueles que se organizam com base na autogestão, cooperação e solidariedade.
O vereador João Matheus Bolito ressaltou que a construção do projeto se deu pela necessidade de articular políticas públicas de cunho social que favoreçam os microempreendedores e recupere o prestigio de trabalhadores que muitas vezes são prejudicados por um sistema econômico excludente e injusto. Segundo Bolito com aprovação da lei ele espera poder garantir o apoio do governo municipal para avançarmos na consolidação da política de economia solidária em Rincão. Essa experiência iniciada no governo do PT e apoiada pela Câmara de Vereadores de Rincão nos coloca em consonância com as políticas de Economia Solidária promovidas por Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos e Araraquara, concluiu.