Por Secretaria Executiva do FBES

Os Fóruns Estaduais podem indicar até 17 de maio militantes para o Curso de Teoria Política a ser realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema – SP em três etapas. Esta será uma importante oportunidade de formação política de nossas lideranças e multiplicadores locais, dialogando também com militantes de outros movimentos sociais, em especial da Via Campesina.

O curso busca atender os seguintes objetivos:

1. Contribuir com o processo de formação de militantes dos diversos movimentos sociais do Brasil criando a necessidade do estudo permanente, com o desenvolvimento da consciência política, na busca do conhecimento e capacidades para dar conta das tarefas e exigências políticas desse momento histórico, na perspectiva do avanço da luta de classes e da construção do socialismo.

2. Potencializar as relações e o intercâmbio entre a militância dos movimentos sociais do Brasil, bem como fortalecer a unidade política, ideológica e teórica destes movimentos sobre os processos de mudanças sociais no Brasil.

3. Fortalecer o intercâmbio de experiências no campo da formação e dos desafios orgânicos dos movimentos sociais.

Os critérios na indicação de militantes são:

a) Que já tenham uma caminhada, uma experiência de militância nos movimentos sociais, em específico de economia solidária e atuação junto aos fóruns locais de economia solidária

b) Que tenham a característica de serem multiplicadores de processos de formação em suas organizações (como da rede de educadores em economia solidária).

c) Ter escolaridade mínima, isto é, saber ler fluentemente, escrever e interpretar textos.

d) Considerar a questão de gênero, igual participação de homens e mulheres.

e) Deve ser indicado pela direção do movimento ao qual faz parte (a ser informado pela Coordenação Nacional do FBES do Estado).

f) Participar das três etapas do curso.

O curso ocorrera em três etapas com 15 dias cada, sendo o seguinte calendário:

Etapa I – 03 a 15 de junho de 2013

Etapa II – 18 a 31 de agosto de 2013

Etapa III – 17 a 30 de novembro de 2013

Esclarecemos também cada interessado/a terá que custear sua despesa de deslocamento até Guararema-SP ou por meio de parcerias locais/estaduais.