Divulgado por Lourença Santiago Ribeiro (lsribeiro@marista.org.br)

Um espaço aberto à arte e solidariedade que oferece produtos artesanais, ecologicamente corretos, decorativos e criativos até o dia 10 de maio. De 06 a 10 de maio, a Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista promoveu a II Feira de Economia Solidária da Pontifica Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Durante toda a semana houve a exposição de produtos produzidos artesanalmente. O objetivo foi proporcionar espaço para comercialização de produtos e serviços realizados por grupos que trabalham na perspectiva da Economia Solidária, disseminar informações sobre o movimento no Brasil e desenvolver ações de apoio à Campanha pela aprovação da Lei de iniciativa popular por um Brasil Justo e Sustentável – Lei de Economia Solidária.

O assessor da Rede Marista de Solidariedade, Marco Antônio Barbosa, explica que a Economia Solidária é um modelo de produção organizado sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias e redes de cooperação, em que todos dividem as responsabilidades, deveres e resultados. “A Feira sinaliza uma alternativa de geração de trabalho e renda que favorece a inclusão e aproxima produtores e consumidores”.

A feira ofereceu ainda seminários, palestras, debates, oficinas e atividades culturais, todos sem custos aos interessados. Além do apoio nas Feiras, a Rede Marista de Solidariedade, em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, mantém um Centro Público para comercialização e divulgação dos produtos e serviços produzidos pelos grupos (certificados) no programa de Economia Solidária.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br