Divulgado por Sonia Maria Ribeiro de Oliveira

Realizamos na cidade de Montes Claros no Norte de Minas Gerais a VI Plenária de economia popular Solidária do Fòrum Regionla no dia 04 de abril de 2013 no Campus da UFMG com o Objetivo de Rearticular, Reestruturar e eleger os novos representantes do Fòrum. O clima de expectativa da VI Plenária era vsivel, pois estivemos preparando esse momento há muito tempo entre uma reunião e outra que hora

era animadora cheia de esperança hora deixava no ar um clima tenso cheio de amargura sem sentido, deixava um questionamento: será que vale apena tanto desgate? Para que vale apena lutar por uma transformação desse Fórum? E assim progredimos de reunião em reunião rumo à VI Plenária do Fórum Regional de Economia Popular Solidária do Norte de Minas Gerais. E por fim chegou o grande dia tão esperado por todos. Nunca antes na história do Fórum Regional de EPS do Norte de Minas gerais houve tamanha diversidade de empreendimentos, de Entidades e, acreditem, Gestores Públicos, isso mesmo Gestores Públicos. Reunimos EES, EAF E GP de diversos municipios para esse momento que entrou e ficará na história do nosso Fórum.

Dizem que a união faz a força, no nosso caso a união fez a transformação, pois todos aqueles que queriam essa tranformação mostraram que quando uma luta está fundamentada nos principios da Ecomonia Popular Solidária fortalecendo àqueles que são os pilares dessa economia sem se preocupar com a auto-promoção, cargos e funções o objetivo principal é abraçado e alcançado por todos. E foi essa nossa experiência; todos rumo ao mesmo objetivo: Chega de golpe, chega de oportunismos; queremos uma coordenação descentralizada, queremos representantes que sejam efetivamente nossos ligitimos representantes e que possam garantir a democracia, a circulação das informações, a participação de todos os EES em qualquer espaço que estiver relacionado a Economia popular Solidária, pois eles são os atores sociais de fato e de direito das politícas publicas da EPS.

Para alcançar o objetivo, de uma coordenação ampliada, tivemos que mudar o formato do nosso Fórum. Antes tínhamos o mesmo formato do Fórum Minerio que é de 03 representantes, agora somos 20, 10 titulares e 10 suplentes. Pode parecer muita gente, mas isso é um ponto possitivo, pois a nossa Regional é muito grande e se antes a coordenação do Fórum Regional ficava centralizado na cidade de Montes, agora a tendência é de mais ações nas outras cidades, pois esses representantes são de vários municípios, e se isso for pouco ainda temos a Comissão Representativa do Fórum Regional constituida por representantes de cada município que estiveram presentes na VI Plenária Regional.

Temos muitos desafios pela frente, não será fácil reestruturar o Fórum, não será fácil empoderar os EES para que eles possam conduzir os processos, para que eles se reconheçam como os protagonistas do nosso Movimento e que possam pautar as Entidades de Apoio e Fomento e os Gestores Públicos, para que possam exercer e vivencia cada vez mais a autogestão.

A Carta da V Plenária Mineira de Economia Popular Solidária ao movimento de Economia Solidária, aos movimentos sociais, e à sociedade traz a seguinte mensagem: “Pratiquemos a economia solidária no nosso município, no nosso bairro, na nossa comunidade, como multiplicadoras/es do movimento. Abracemos a causa da Economia Solidária com carinho, determinação e amor, sem desistir, superando os conflitos internos. Temos que marcar presença na sociedade e declararmos o que queremos e defendemos. Quando o movimento perde o foco, se perde. Mantenhamos o foco e nossa identidade, custe o que custar”.

E é isso que queremos na nossa Regional: superar os conflitos, empoderar os nossos EES e marcar presença na sociedade enquanto Movimento de Economia Popular Solidária.